terça-feira, 8 de setembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger



POEBRAS


“Na época atual, materialista e imediatista, de um egoísmo embrutecedor e insano, o qual gera a competição feroz em que se debatem os indivíduos e as nações, neste mundo amargo que tem como princípio o Medo e como estigma a Miséria, os POETAS mais do que nunca são necessários, pois são o último baluarte da Lucidez, dentro de uma sociedade que tem como norma a Contradição”

(Aparício Fernandes)

www.poebras.com.br

-----------------------------------------------

Poesia! O que é poesia? Arte de fazer versos? Sim, ARTE. Não apenas fazer versos.Verso sem arte não é poesia. Poesia existe num texto em prosa. Pode não haver o poema, mas sim poesia. José de Alencar, romancista, inicia o seu IRACEMA com um belíssimo texto poético: “Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba. Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; serenai verdes mares...”


Diz um antigo provérbio: “de médico, POETA e louco, todos nós temos um pouco!” Deixa para lá o médico e o louco, porém, pobre daquele que não tem um pouco de poeta. Poeta, é ver a vida mais bela, mesmo quando se sofre de mal de amor... ou qualquer crise existencial. Cantou-se na música popular brasileira: “... poema é o cantar do passarinho/ que vive ao léu perdeu o ninho/ e a esperança de o encontrar/... / ...é a solidão da madrugada/ um ébrio triste na calçada/ querendo a lua namorar.../”

Existe poesia mais linda: - ver num dia nublado, cinzento, de inverno, os pingos da chuva tamborilarem na vidraça da janela?...

Então, o pouco que de poeta temos, neste momento, escreve nos traçados da sensibilidade uma real poesia...



www.poebras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário