quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Hospital inaugura Unidade de Cuidados Intermediários

Nesta quarta-feira, 9 de setembro, o prefeito Tarcísio Zimmermann participou da inauguração da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Com capacidade para atender até 10 pacientes, a nova ala vai funcionar como um espaço intermediário, proporcionando um cuidado especial para quem deixa a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Trata-se de uma sala de recuperação muito semelhante a UTI, porém os procedimentos serão diferenciados. Na Unidade de Cuidados Intermediários, o trabalho de enfermagem é mais relevante para o paciente”, explica o diretor técnico do HMNH, Marcos Lobato. De acordo com ele, o novo espaço permitirá que os pacientes tenham um acompanhamento maior do que receberiam no leito da enfermaria, aumentando a eficiência na recuperação. “São frequentes os casos de pessoas que retornam para a terapia intensiva devido a dificuldades no acompanhamento”, afirma Lobato.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença vice-prefeita Lorena Mayer, da secretária da Saúde, Clarita de Souza, vereadores, direção do HMNH, equipe técnica e colaboradores. Na ocasião, Tarcísio parabenizou a todos pela boa atuação da equipe do hospital. “A equipe de vocês está numa maré boa, isso porquê vocês fazem acontecer. Esperamos multiplicar superações e continuar salvando vidas aqui”, disse o prefeito. Para a secretária da Saúde, a nova unidade é um símbolo da responsabilidade do Município. “Essa é uma amostra do primeiro espaço revitalizado no hospital. Isso nos sensibiliza, assim a gente faz mais e melhor”, disse Clarita. Já o diretor administrativo do HMNH, Carlos Melotto, agradeceu o empenho de todos os funcionários que possibilitaram o funcionamento da UCI. “Essa é uma pequena amostra do que uma equipe pode fazer. É uma demonstração de que quando a gente quer, a gente pode”, argumentou Melotto.

Além de contribuir para a recuperação dos pacientes, a UCI vai reduzir a demanda pela UTI, liberando leitos para pacientes críticos do setor de emergência, diminuindo custos e o tempo de permanência hospitalar. Na nova unidade os pacientes serão monitorados por um médico, um enfermeiro e seis técnicos em enfermagem. Para a instalação da nova unidade foram realizadas obras de adequação do ambiente. Também foram adquiridos novos equipamentos, entre os quais 20 bombas de infusão, 10 camas hospitalares, 10 oxímetros, 10 monitores cardíacos multiparâmetro, cinco respiradores, um carro de parada cardiorrespiratória completo e um aparelho de eletrocardiograma. A compra destes equipamentos e a reforma necessária para adequação do espaço exigiu um investimento aproximado de R$ 102.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário