segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SEGUNDA DOSE DA VACINAÇÃO

Vacinação contra paralisia infantil segue até dia 20 de agosto



Sábado, 14 de agosto, ocorreu mais uma etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite. Em Novo Hamburgo, durante todo o dia, diversas equipes da Secretaria de Saúde (SMS) estiveram em 80 pontos da cidade para aplicar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. O prefeito Tarcísio Zimmermann e a titular da SMS, Clarita de Souza, realizaram a abertura da vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Primavera. O prefeito aplicou a vacina em algumas crianças que participaram da solenidade.



Tarcísio afirmou que os cuidados com as crianças são responsabilidade de todos. “A atenção básica em saúde começa pela prevenção. Nosso trabalho está focado em tratar a saúde. Vamos seguir com muito empenho para termos um sistema de saúde pública exemplar”, disse. A secretária Clarita também destacou o comprometimento da SMS na campanha. “São 80 locais espalhados pela cidade com cerca de 300 pessoas preparadas para aplicar a vacina. Com a soma de esforços vamos erradicar de vez a paralisia infantil”.



Ao todo foram imunizadas 11.928 crianças, como a expectativa da SMS era vacinar cerca 16 mil, a campanha em Novo Hamburgo foi prorrogada até dia 20 de agosto. Pais das crianças que ainda não completaram 5 anos devem levá-las em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Mesmo aquelas que não tomaram a primeira dose devem procurar um dos locais para receber a gotinha, que não possui nenhuma contra-indicação.



Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, foram aplicadas 14.294 doses, número que representa 86,75% do total de crianças nesta faixa etária. Em 2009, foram imunizados 15.455 hamburguenses, o que correspondia a 90,09% da população abaixo dos cinco anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário