quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO

Coordenadoria acompanha trabalho de pesquisa sobre comunidades tradicionais de terreiro



O coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Novo Hamburgo, Eduardo Tamborero, está acompanhando o pesquisador angolano Geraldino Kanhanga em visita à casas de religião de Matriz Africana do Município. Kanhanga faz parte do projeto “Mapeando o Axé” que tem como objetivo realizar uma pesquisa socioeconômica e cultural das comunidades tradicionais de terreiro, tendo em vista a promoção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, bem como de promoção da igualdade racial.



“Estas ações significam o reconhecimento de tais comunidades como patrimônio cultural-religioso de importância fundamental em nosso país, tendo em vista o caráter étnico e a dimensão comunitária a elas associadas”, afirmou o pesquisador. O trabalho está sendo realizado nos terreiro de capitais e regiões metropolitanas dos estados do Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco e Minas Gerais.



Tamborero salienta que é fundamental o respeito e visibilidade das comunidades de terreiro da cidade. “Com essa pesquisa podemos nos aproximar ainda mais dessas comunidades e planejar melhor nossas ações com reconhecimento ao trabalho social desenvolvido nos terreiros”, apontou.



A pesquisa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Fundação Cultural Palmares e UNESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário