segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco














Igreja catedral. Igreja principal na qual reside o bispo ou arcebispo com o seu cabido.



Igreja colegial. A que não sendo sede própria de arcebispo ou bispo é composta por dignidades e canónigos seculares, nela se celebrando os ofícios divinos como nas catedrais.


Igreja docente. A formada pelos encarregados de ensinar os fiéis.


Igreja fria. A que tem direito de asilo.


Igreja maior. A principal de cada localidade.


Igreja metropolitana. A que é sede de um arcebispo.


Igreja patriarcal. A que é sede de um patriarca.


Igreja primaz. A que é sede de um primado.


Igreja simples. Templo desprovido de átrio.





152 – Pimenta



No Rio, Dona Júlia, proprietária do apartamento onde eu morava, mandou vir da Bahia a Linhazinha, menina morena de aparência ingênua - bonitinha, mas a simpleza em pessoa. No almoço, ou janta, colocava no prato partes iguais de farinha, de feijão - só os grãos - e, acreditem, de pimenta. Sem usar garfo ou colher, pegava com os dedos, jogava na palma da outra mão um bocado de cada iguaria e arremetia na boca, de uma só vez e de certa distância. Apostava que erraria... acertava sempre. Um litro de pimenta por semana!



Trabalhando no DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – fui a trabalho à cidade de São João da Boa Vista. Na cidade vizinha, Águas da Prata, morava um de meus colegas de serviço – o Gustavo.

Gustavo gostava demais de pimenta - possuía uma coleção! E tinha mesmo. Fiz questão de vê-la em sua casa - uma prateleira abastada de frascos com pimentas várias e de várias cores. A esposa entendia pouco o gosto ácido do maridão!... Conformava-se.





Despedida



Fui admitido, em São Paulo, em uma firma americana, para trabalhar numa região de Minas Gerais e com escritório em Belo Horizonte.

Na despedida do pessoal do prédio onde morávamos, todos os empregados se encontravam na portaria. Despedimos de cada um, mas a Tatiana, com pouco mais de dois anos, se atirou nos braços de um deles, o faxineiro Sô Antonio, um velho de cor escura, e os dois muito alegres, abraçando-se efusivamente, ela lhe deu um beijo no rosto, um beijo de uma efusão que só um criança é capaz.

Todos os presentes pararam e olharam para os dois... E no rosto do Sô Antonio desceram duas lágrimas...



Benedito Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário