sábado, 27 de março de 2010

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer
O SER HUMANO E A MULA






“O SENHOR Deus me disse: ‘Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam’ Os maus sofrem muito, mas os que confiam em Deus, o SENHOR, são protegidos pelo seu amor.” (Salmos 32. 8-10 Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje)





Meu pai sempre me disse que ele preferia lidar com uma junta de bois do que com uma pessoa. Para o boi você dá um grito de ordem, e ele obedece. Se não obedece, puxa o cabresto e ele vem. Em contrapartida, o ser humano é cheio de opiniões, de ”achismos”, de orgulho e vaidade, que não consegue ser humilde para reconhecer seus erros, e se rebela contra aqueles que o querem corrigir e ensinar e, o pior, se rebela contra Deus. “Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam”. Como será que estamos agindo para chegar ao ponto do Senhor nos dizer para não sermos como uma mula, ou um cavalo? Acredito que para chegar a tal ponto nós estamos nos comportando como um animal, que precisa de um cabresto para obedecer.



Deus criou todo o universo e colocou leis em tudo. Todos sabemos que uma sociedade sem leis não subsiste. Nós mesmos vivemos em uma e, se descumprimos suas leis, somos punidos por isso. Isso porque a lei é para proteger o interesse de todos e, se alguém a descumpre, afeta toda a coletividade. Com as leis que Deus criou para o universo também é assim. Imagine se, de repente, a Terra se rebelasse contra a lei divina e decidisse parar de girar sobre seu eixo e sobre o sol. Pessoas passariam o resto de seus dias na escuridão, e outras ao sol escaldante. Imagine se as águas que sobem para formar as chuvas simplesmente resolvessem não cair mais, a seu bel-prazer. A terra secaria e morreríamos com a seca. Com os animais, da mesma forma. Pense: se o urubu, o camarão, e tantos outros lixeiros naturais decidissem não mais comer os restos mortais de outros animais, e sim outros alimentos. Ou se plantas não fizessem mais a fotossíntese. O fato é que tudo que Deus criou é bom, para a finalidade que Ele criou. Toda sua criação obedece ao que lhes foi mandado. Então, no sexto dia do princípio, Deus cria o ser humano. E Ele nos cria com amor, nos dá inteligência e discernimento. Dá-nos domínio sobre todos os animais, vegetais e coisas. Dá-nos algo que nenhuma outra criatura tem: o livre arbítrio! E nos dá mandamentos para que nosso convívio com Ele, uns com os outros, e com a natureza seja pacífico, fraterno, com amor. O homem, que deveria ser a mais inteligente e sábia de todas as criaturas, é reduzido, em determinado momento na Palavra de Deus, a uma mula! E Deus, de forma gentil, ainda diz “não seja como uma mula”, embora, olhando para os lados, possamos perceber que muitos de nós já estamos como tal, que não conseguimos mais ter juízo, tomar a decisão certa.



O Senhor nos afirma que nos ensinará o caminho. Então eu olho para a Bíblia e encontro um manual de boa conduta, de bom comportamento, de santidade e prazer deleitoso na lei de Deus. E começo a ler a Sua Palavra e penso sobre esse caminho que Ele me ensina. Penso também no caminho que o mundo oferece que, sem dúvida alguma, é contrário ao de Deus. Então escolho o caminho do mundo, não quero obedecer a Deus. Alguns até arranjam desculpas, dizendo que estamos no século 21 e que a Bíblia tem regras muito arcaicas; ou então que creem em Deus, mas não acreditam que Deus tenha ordenado tais coisas. Rebelamo-nos contra Deus e então nos tornamos como mulas, que só obedeceríamos se Deus nos colocasse um cabresto; se Ele nos obrigasse a fazer o que Ele desejasse; se nos ameaçasse com a morte, caso não O seguíssemos. O mais curioso disso tudo é que, apesar de ter poder para destruir o ser humano com um soprar de suas narinas, Deus não o faz. Tampouco nos obriga a obedecer às suas leis. O que poucos entendem é que o amor requer liberdade, e Deus nos ama tanto que nos dá a liberdade de escolher. Já ouvi alguém dizer que Deus é um tirano! Todavia Ele seria um tirano se aparecesse diante de nós e nos fulminasse caso não fizéssemos a Sua vontade. Eu creio que a lei de Deus é o melhor caminho para se andar. Muitos tentam contradizer e colocar empecilhos para cumprir certos mandamentos, mas alguém que lê e medita na lei de Deus e nos ensinamentos de Jesus (ambos são o mesmo) tem alguma dúvida de que o mundo seria melhor se todos nós os cumpríssemos? O problema é que queremos cumprir apenas o que nos interessa. “Eu acho que ninguém deveria matar, mas não vou deixar minha amante porque isso até apimenta o casamento.” Você já ouviu isso? Ou então: “Eu acho que roubar é errado, realmente, mas eu não vou deixar todo esse dinheiro do imposto de renda para o governo, não vou declarar tudo, porque eles também roubam o dinheiro que pago!” E assim, justificam seus pecados nos outros. O que nós estamos fazendo com o que Cristo ensinou? Deus não aceitará esse tipo de justificativa quando julgar a todos nós. Ele não nos julgará pelo que o outro fez, mas sim, pelo que NÓS fizemos.



Você é muito importante para Jesus, não importa quem você seja ou o que tenha feito. Deus prometeu que, se você se arrepender dos seus erros e se converter, Ele te perdoará e te aceitará. Caso você não reconheça, ainda, o seu erro, pois não entende o porquê de certas coisas acontecerem; entretanto quer entender e servir a esse Deus de amor e graça, não se preocupe! Venha como você está, seja sincero diante de Jesus e o mais Ele fará! Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus se sacrificou para que você fosse livre do pecado; Ele ama você.


---------------------------------------------------------------


PARA REFLETIR – 28/02/2009


14 - OS DEZ MANDAMENTOS – 5º MANDAMENTO (Deuteronômio 5. 16)





“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” (Retirado da Bíblia Sagrada, Versão Almeida Revista e Atualizada).





Bem, é muito fácil entender este mandamento. Porém, a facilidade de entendê-lo é inversamente proporcional ao seu cumprimento por parte das pessoas. E não estou falando de ateus, e sim de cristãos. Não é muito difícil encontrar idosos jogados em asilos, abandonados, sem ter um familiar para visitá-los, ou em hospitais públicos, sofrendo de dor e, pior, de solidão. É essa a honra que se dá ao pai e à mãe? Essa é a recompensa que eles recebem pela criação de seus filhos? Sem contar os filhos que roubam os próprios pais, batem, ameaçam, e tudo mais. Digo uma coisa, por mais rígido que um pai tenha sido (existem muitos pais, digamos, exagerados em seus métodos de educação dos filhos), se eles o fizeram para nos formar uma pessoa de bem, honesta, integra, eles têm que ser honrados sim. Claro que existem pais que espancam suas crianças; não estou falando desses, conquanto que até esses obtêm o perdão do Senhor Jesus se verdadeiramente se arrependerem. Por que então nós mesmos não podemos perdoá-los?



Todos os mandamentos instituídos por Deus têm uma razão de ser. Veja que Deus ainda complementa dizendo “para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” Deus sabe que os pais são pessoas experientes, e que os mesmos amam seus filhos, e jamais prejudicariam suas crianças. Mas nós, puramente rebeldes, egoístas, arrogantes, constantemente desafiamos a sabedoria dos que nos criaram e, pior, rompemos relações, a ponto de ter filhos que ficam mais de anos sem falar com o pai ou a mãe. Óbvio que, em muitos casos, os pais são relapsos, entretanto, todos nós sempre temos uma escolha de como agir. O fato é que nesse mundo tomado pelas coisas más, não há como se ter uma harmonia familiar se esta não estiver embasada na palavra de Deus. Vejo jovens usando drogas, se prostituindo (e não estou falando de sexo por dinheiro) nas festas de final de semana, aprendendo com a televisão as coisas podres dessa vida. Vejo pais, cada vez mais ocupados com seus trabalhos e, quando têm um tempo de ficar com seus filhos, preferem olhar novelas, programas (sem nenhuma cultura) e futebol. E quando vejo uma família onde os pais e filhos são, verdadeiramente, tementes a Deus, essa família é chamada de crente, louca, fanática. E o curioso é que essas palavras não saem da boca dos filhos, mas sim dos próprios pais. Quer dizer: Criticam a família que é dedicada a Deus, que vive em harmonia, mas na verdade não conseguem enxergar que essa é a solução para os seus problemas.



Muitas vezes temos que nos opor aos nossos pais, principalmente para confessar Cristo. O próprio Senhor Jesus afirmou em Seu ministério terrestre: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa”. (Mateus 10. 34-36). Lógico que Cristo não quer que se criem inimizades, porém Ele afirmou isso porque sabia que muitos filhos, quando conhecessem a verdade sobre Ele, ou seja, a Bíblia Sagrada (e não historinhas contadas em igrejas), entrariam em embate com seus pais, pois esses pais não aceitariam deixar seus costumes religiosos por causa da palavra de Deus. E isso é verdade, pois eu vivo isso no meu dia-a-dia. Contudo, essa divergência não pode ser motivo para um filho desprezar seus pais, pois se você tem Cristo vivendo em você, você irá cercar seus pais de amor e fé, para que eles venham a conhecer o Senhor Jesus também, e não afastá-los ainda mais. Pense, meu irmão! Se você é um cristão genuíno, mas guarda uma mágoa, rancor, não tem tratado bem seus pais, conserte-se com eles e com Deus. Isso é o que teu Senhor espera de você. Mesmo que a culpa não seja sua, seja humilde, como é o nosso Mestre, e peça perdão. E se você não acredita em Deus, mas se viu nessa situação, repense, leia um dos evangelhos da Bíblia e deixe Jesus conversar contigo, mesmo que você não acredite. Se você deixar, Jesus fará tudo novo em sua vida.



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . Não é preciso se identificar. Cite, na mensagem, o texto lido. Saiba que qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Digo isso por experiência própria, seja ele qual for: Dívidas, família, enfermidades, vícios, depressão, insônia, inveja, separação, prostituição, adultério. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer salvar a sua alma e aliviar a sua dor, basta você crer e se entregar a Ele com todo o seu coração (Mateus 11.28).







Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário