segunda-feira, 17 de maio de 2010

Saúde Mental de Novo Hamburgo ganhará residentes da UFRGS

Ismael Dias
Prefeito Tarcísio Zimmermann, no ato da assinatura do termo, que possibilitará que quatro residentes atuem no CAPSi.




O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, assinou na tarde de segunda-feira, dia 17 de maio, um termo de compromisso com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A parceria possibilitará que estudantes da universidade façam residência em Saúde Mental no Município. Para Tarcísio, a parceria demonstra o empenho e a qualificação do serviço em Novo Hamburgo. “Esse convênio representa um processo permanente de atualização e avanço para novas perspectivas de trabalho”, declarou o prefeito. Para a secretária da Saúde, Clarita de Souza, a parceria representa o compromisso coletivo pela saúde mental no Município.

O ato, que ocorreu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, contou com a participação de representantes da Coordenação do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e da direção da Faculdade de Educação, ambos da UFRGS, além de estudantes beneficiados e de coordenadores de Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade.

Com a assinatura do termo de compromisso, quatro estudantes da universidade, vinculados à Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva da Faculdade de Educação da UFRGS, realizarão o estágio de vivência no Centro de Atenção Psicossocial Infantil, o CAPSi, pertencente a rede de serviços de saúde de Novo Hamburgo. Os residentes recebem o acompanhamento de uma equipe docente-assistencial composta por tutores e preceptores.



Luta Antimanicomial

Nesta terça-feira, dia 18 de maio, a partir das 13 horas, usuários dos serviços de saúde mental de Novo Hamburgo e profissionais desta área participam da Caminhada pela Luta Antimanicomial. A concentração será no CAPs Centro, que fica na Rua Bento Gonçalves, 2670, no Centro, em frente a Praça 20 de Setembro. De lá, os participantes seguem até a Rua Marcílio Dias e depois para a Avenida Pedro Adams Filho em direção à Praça do Imigrante, onde ocorrerá um momento de reflexão sobre o assunto. No local também estarão representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que abordarão temas sobre a violência e abuso sexual infantil.

Logo em seguida, os participantes retornam até o Centro Municipal de Cultura, local onde ocorrerá uma assembleia com os usuários dos serviços de saúde mental, para discutir propostas pelos seus direitos.



O quê: Caminhada pela Luta Antimanicomial

Quando: Terça-feira, dia 18 de maio, a partir das 13 horas

Onde: Concentração no CAPs Centro (Rua Bento Gonçalves, 2670 - Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário