segunda-feira, 17 de maio de 2010

Prefeitura apresenta estudo do Parcão para Comissões Públicas

Prefeitura apresenta estudo do Parcão para Comissões Públicas



Ocorre nesta segunda-feira, dia 17 de maio, às 16 horas, no 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Salão de Atos), a apresentação dos estudos de concepção para o Plano de Manejo do parque. Participam da atividade, além da equipe técnica da Prefeitura de Novo Hamburgo, as comissões públicas do Parcão e de Hamburgo Velho e membros do Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compam). A apresentação será realizada pela responsável técnica pelo projeto, a arquiteta Rosaura Giordano. O diagnóstico ambiental e urbano do Parque é um levantamento de dados que servem de indicativo para as propostas de implantação. “Queremos que a comunidade entenda que este espaço deve ser muito mais que uma praça, mas sim um local onde a preservação do Meio Ambiente, a educação e a pesquisa possam conviver harmoniosamente com o lazer, o esporte e demais atividades”, explica a arquiteta.



O Plano de Manejo do Parcão inclui a concepção de alternativas de propostas para melhor utilização do Parque, como pistas de caminhada, ciclovia, cercamento, novos acessos, praça de brinquedos, equipamentos de ginástica, centro e trilhas de educação ambiental, melhorias administrativas, jardins, anfiteatro ao ar livre, sanitários, lancherias, quadras de esporte e estacionamento. Segundo a coordenadora geral do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI), Júlia Ambros, na primeira quinzena de junho será realizada a audiência pública para apresentação do plano à comunidade. “Após a apresentação, será realizado o projeto de implantação do parque, onde a Prefeitura busca recursos junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e PAC das Cidades Históricas. Concluído o projeto, é aberta uma licitação para contratação da empresa que realizará as obras no Parcão, realizadas com recurso dos BID, verbas de compensação ambiental, entre outros”, explica Júlia. A previsão é que as obras no local tenham início no próximo ano. “A equipe de técnicos da Prefeitura tem sido incansável na realização de todas as atividades necessárias para que o objetivo principal seja concluído, implantar definitivamente o Parcão para ampla utilização da comunidade”, destaca a coordenadora.

A Revitalização Ambiental do Parcão está incluída no Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado (PMDI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele tem como objetivo promover melhorias na infraestrutura urbana da cidade e realizar diversas ações integradas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável de Novo Hamburgo, buscando a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Também fazem parte do PMDI a revitalização de Hamburgo Velho, do Centro Urbano, da Sub-bacia do Arroio Pampa e a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Local (PEDEL).

Desde janeiro de 2010 a primeira etapa do projeto de revitalização do Parcão está em execução. O Plano de Manejo do parque objetiva o diagnóstico dos aspectos ambientais da área e a determinação das normas e possibilidades de utilização de forma a preservar o equilíbrio natural do parque, além de disponibilizar este espaço à sociedade para atividades de lazer, esportes, cultura, educação, entre outros. Também é realizado um novo mapa de zoneamento que destaca cada área do parque para cada tipo de atividade a ser desenvolvida.



O Parque



Criado em 19 de fevereiro de 1990, o Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão) é a maior área verde dentro da zona urbana de Novo Hamburgo, com 51,3 hectares. Localizado entre os bairros de Hamburgo Velho, Jardim Mauá e Canudos, a área possibilita a preservação dos recursos naturais, a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de programas de educação ambiental, além de oportunizar a comunidade lazer e contato com a natureza. No parque há áreas próximas a cursos d’água, matas ciliares, banhados, pequenos capões isolados, campos e matas. A flora apresenta árvores nativas da região, como a Timbaúva, a Aroeira-Vermelha, o Gerivá e a Corticeira do Banhado. Na fauna do parque são encontrados pássaros que utilizam a área para buscar alimento, refúgio ou descanso nas suas migrações. Entre as aves encontradas estão a Garça-Branca-Pequena, o Quero-Quero e a Coruja-do-Campo. Mamíferos como Preá, Morcego, Gambá e Tatu; répteis como lagartos e tartarugas e anfíbios como sapos, rãs e pererecas também fazem parte da fauna do local.



Parcão é oficialmente uma Unidade de Conservação



O Parcão é oficialmente uma Unidade de Conservação (UC). O secretário municipal de Meio Ambiente, Ubiratan Hack, a diretora de Proteção Ambiental, Karina Romariz Batista e o coordenador do Parcão, Udo Sarlet, entregaram ao Prefeito Tarcísio Zimmermann a certidão que oficializa a inscrição do Parque no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), o que automaticamente o coloca no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Segundo Hack, a partir da inserção do Parcão no sistema, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de Novo Hamburgo poderá buscar recursos, como os distribuídos pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), um dos mais importantes instrumentos da política ambiental brasileira. “Como a maioria dos recursos só são destinados a Unidades de Conservação, vimos a importância de o Parcão ser uma”, explica. Entre os projetos que podem receber investimentos, estão os referentes ao cercamento do local, a definição do Plano de Manejo e a retirada de plantas não nativas do local.

O processo de inscrição do Parcão no sistema estadual iniciou em março de 2007, não sendo finalizado pela falta da existência de uma audiência pública no local, que veio a ser realizada somente em dezembro de 2009. A partir disso, foram reunidos todos os documentos necessários e enviados à Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (SEMA), que em 18 de março de 2010 certificou o Parque Henrique Luiz Roessler como uma Unidade de Conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário