sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Município adia volta às aulas




A Secretaria de Educação e Desporto (SMED) decidiu nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, por adiar o retorno das aulas nas escolas municipais. A decisão vale para todas as turmas de educação infantil, de ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Escola Aberta e Mais Educação, do Atelier Livre Municipal e atividades esportivas, como o Centro de Centros de Iniciação e Formação Esportiva de Novo Hamburgo (CIFENH). A medida foi tomada para evitar a proliferação do vírus da Gripe A.
A suspensão das atividades escolares por mais uma semana foi uma decisão conjunta entre a SMED e os diretores das 76 unidades de ensino do município. De acordo com o secretário de Educação, Alberto Carabajal, neste momento é preciso serenidade e tranquilidade para lidar com esse tema. “Estamos preocupados com a saúde dos estudantes”, declarou. O secretário informou que a forma como será feita a recuperação das aulas deverá ser avaliada em outro momento. Conforme o calendário escolar, a volta às aulas no recesso de inverno estava previsto para ocorrer no dia 3 de agosto.
Uma nova reunião com os diretores está marcada para quinta-feira, dia 13 de agosto, às 8 horas, no auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos) para avaliar a situação da nova gripe no município e as próximas ações das escolas. Segundo a secretária da Saúde, Clarita de Souza, o adiamento das aulas também serve para preservar os atendimentos básicos do setor. “O sistema de saúde possui capacidade para atender uma determinada quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Mas se o número de casos se alastrar rapidamente, infelizmente não haverá estrutura para acomodar toda a população”, afirma. Ela aponta ainda que as crianças estão em uma situação de fator de transmissão e risco. “Isso nos leva a orientar que as escolas municipais adiem, por mais uma semana, a retomada das aulas”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário