segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Município adia volta às aulas

A Prefeitura de Novo Hamburgo, juntamente com os diretores de escolas e presidentes das Associações de Pais e Mestres (APEMENs), decidiu adiar por uma semana o retorno do ano letivo nas escolas da rede municipal. A decisão foi tomada durante reunião realizada sexta-feira, dia 31 de julho, no plenário da Câmara hamburguense, baseada nos dados sobre a disseminação do vírus da Influenza A (H1N1).
A partir desta segunda-feira, dia 3 de agosto, até o próximo domingo, dia 9, não será realizada nenhuma atividade dentro das escolas. As turmas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Escola Aberta, Mais Educação e atividades esportivas, como os Centros de Iniciação e Formação Esportiva de Novo Hamburgo (CIFENH) estão temporariamente suspensas. De acordo com o prefeito Tarcísio Zimmermann, o governo está tomando a decisão de forma conjunta com a comunidade para definir o melhor para as crianças. “Todos temos receio e preocupação sobre essa nova forma da gripe. Por isso precisamos construir o plano mais seguro para evitar um potencial risco no futuro”, declarou. Ele afirmou ainda que é preciso manter a tranquilidade e tomar as precauções necessárias. Para o secretário de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, os pais também precisam participar do processo de decisão que pretende proteger a saúde dos estudantes. “É uma responsabilidade conjunta sobre o futuro das nossas crianças que deve ser a mais sensata”, declarou. Uma nova reunião com os diretores está marcada para sexta-feira, dia 7 de agosto, para avaliar a situação da nova gripe no município e as medidas tomadas pelas escolas. No momento também será definido se haverá a retomada do ano letivo na rede municipal.

Medidas preventivas
Entre as medidas apontadas na reunião, uma das primeiras será reunir o corpo docente de cada escola para estruturar o plano de ação de prevenção. Ações como a distribuição de copos plásticos nos bebedouros e a limpeza frequente de objetos de uso comum, como maçanetas de portas e bancos são algumas das orientações. “O conjunto de cuidados que cada unidade de ensino vai ter será elaborado pela própria escola. Os professores receberão instruções de como identificar e prevenir o alastramento do vírus da Influenza A (H1N1)”, explicou a secretária de Saúde, Clarita de Souza. A ideia é capacitar os educadores para que atuem como vigilantes dentro da sala de aula. A partir desta segunda-feira, os professores receberão a visita de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para orientar e tirar dúvidas sobre a nova gripe. “A medida faz parte do conjunto de ações intersetorial que pretende mobilizar e esclarecer dúvidas da comunidade escolar. Será nosso exercício educativo para toda a cidade”, afirma Clarita.

Merenda
Durante a reunião Tarcísio afirmou que as escolas continuarão distribuindo a merenda escolar nas unidades onde houver necessidade. “Não deixaremos que as crianças percam a principal refeição que é servida dentro da escola”, destacou o prefeito. Ele afirmou também que, caso seja necessário, as APEMENs receberão um repasse em dinheiro para aquisição dos materiais necessários, como copos descartáveis e produtos para a higienização dos ambientes. “Assim não há perda de tempo e as medidas podem ser tomadas mais rapidamente, para que não haja prejuízo para a educação das crianças e dos jovens”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário