terça-feira, 10 de novembro de 2009

Novo Hamburgo terá o primeiro planetário móvel do Estado



Da esquerda para a direita: Luiz Augusto da Silva, Eneida Genehr, Alberto Carabajal, Maurício Ivan dos Santos e Isabel Cristina Bueno.





Novo Hamburgo será o primeiro município gaúcho a contar com um planetário móvel. A aquisição é da Fundação Omega Centauri, que possibilitará o estudo e o desenvolvimento da Astronomia na cidade. A informação foi divulgada nesta terça-feira, dia 10 de novembro, durante uma reunião para reafirmar uma parceria com a Prefeitura. Segundo o secretário de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, a estrutura estará disponível para atender as escolas da rede municipal. “É um projeto inovador que estará ao alcance da comunidade escolar e de toda a sociedade”, comemorou. Para o fundador da instituição, Luiz Augusto da Silva, o primeiro planetário móvel do Estado será inaugurado ainda neste ano e a partir de 2010 será oferecido um trabalho mais intenso com os alunos. “Trabalharemos inicialmente com estudantes das escolas que já possuem projetos de astronomia e, posteriormente, ampliaremos os trabalhos para atender outros alunos”, cita. Os outros dois planetários do Rio Grande do Sul estão na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e no Museu de Ciências da PUC, e não são itinerantes.

Carabajal afirma que o objetivo é envolver as crianças e os professores nesse universo desconhecido. “O objetivo principal dessa parceria é despertar o interesse dos estudantes pela Astronomia e capacitar os educadores do Município.” O planetário móvel é apenas o primeiro de muitos sonhos da Fundação Omega Centauri. Segundo Silva, o objetivo é instalar um Centro de Astronomia, que contará com uma estação de meteorologia, um observatório educativo e um posto de pesquisa em Lomba Grande. “Toda essa estrutura poderá ser utilizada pela comunidade escolar e científica para aprimorar os conhecimentos nessa área”, conclui. Também participaram do encontro o professor e subcoordenador do projeto o Céu ao Nosso Alcance, Maurício Ivan dos Santos, a diretora Administrativa da SMED, Eneida Genehr, e a assessora pedagógica da SMED, Isabel Cristina Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário