terça-feira, 10 de novembro de 2009

ENSAIOS LITERÁRIOS - ABÍLIO PACHECO





Resumo dos ensaios




1. Notas sobre autoria

Discussão acerca da noção de autoria em literatura e suas implicações na constituição das obras narrativas.

2. Considerações sobre o Narrador

São apresentados os principais conceitos e tipologias do narrador, especialmente aquelas de raiz formalista/estruturalista

3. O Narratário / Conceito e Classificação / A constituição do Outro como ser enunciativo

Pouco conhecido e ainda não disseminado no ensino de graduação e mesmo entre os formados em Letras, o conceito de narratário, bem como sua classificação básica, é apresentado. Na parte mais original do trabalho, é discutida sua constituição de natureza filosófico-ontológica, considerando a importância dessa categoria narrativa.

4. Subjetivismo epistolar, outridade e interação empática em Lucíola, de José de Alencar.

A obra de José de Alencar é analisada – principalmente – a partir dos conceitos apresentados nos ensaios anteriores como forma de possibilitar a reflexão sobre romance romântico ou mesmo o romance brasileiro do século XIX.

5. Heterogeneidade enunciativa e montagem caleidoscópica em O Minossauro, romance do paraense Benedicto Monteiro.

Numa abordagem um tanto ousada, a obra do escritor paraense recebe neste ensaio uma atenção focalizada nos personagens-narradores/narratários e na estratégia narrativa-enunciativa empreendida de se construir um processo interativo interdependente, no qual a participação do leitor – necessariamente – precisa ser ativado para o preenchimento de vazios e lacunas.

6. Fragmentação ontológica e interação especulativa em Benjamim, de Chico Buarque

A partir de conceitos da narratologia e da apresentação sobre o Novo Romance Francês, discute-se a interação mediatizada pela focalização em “câmera” como processo narrativo utilizado pelo autor. Enfatiza-se o escamoteamento da imagem autoral e o caráter especulativo da interação, de modo a indicar a presença de tais processos no romance contemporâneo.

7. Às urbes buarqueanas: das cidades utópicas a distopia singluar

Na abordagem mais original do volume, apresentam-se as cidades na obra de Chico Buarque. Partindo das cidades utópicas nas primeiras composições, passando pela perda do potencial utópico das cidades nas canções, para – por fim – apresentar – no romance buarqueano – a cidade distópica como crítica social.

8. O(s) duplo(s) em Benjamim, de Chico Buarque

Numa abordagem breve, o romance é analisado e classificado conforme esta tipologia textual.





Formato 12x21. 112 páginas.

R$ 25,00 (incluindo o frete) visite: riscosnobarro.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário