quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CRAS dos bairros Kephas e Primavera terão investimentos de R$ 177 mil

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros Kephas e Primavera, onde estão cadastradas cerca de 5 mil famílias em situação de extrema pobreza, receberão recursos de R$ 177 mil para reforma e adequação de seus espaços. É no CRAS onde psicólogos, assistentes sociais e pedagogos atuam diretamente com a comunidade fortalecendo o convívio sócio-familiar. Os centros também buscam facilitar o acesso dos moradores aos serviços básicos como confecção de documentos, além de orientar as pessoas que estão na busca de um emprego ou que precisam do auxílio de programas sociais como o Bolsa Família.

A reforma dos espaços consiste na substituição de forros, pisos e reforma em parte do telhado dos dois locais. Além disso, a adequação possibilitará acesso aos banheiros dos CRAS por cadeirantes que frequentam os locais. Segundo o Secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), Lino De Negri, serão feitos ainda, reparos no teto, nas calhas, além de pintura em toda a parte externa e interna do prédio. “Ainda vamos adequar o centro no plano de prevenção contra incêndios, colocando extintores e sinalização nos pontos de entrada e saída conforme determina a lei municipal”, explica.

Para a coordenadora e assistente social do CRAS Kephas, Rosângela Tagliari Costa, as melhorias no prédio irão contribuir para o atendimento das famílias proporcionando também, um local adequado para os encontros dos grupos de mulheres, idosos e as pessoas com deficiência. “Neste ano, um grupo de mulheres participou de um curso de tear e, para 2010, estaremos promovendo um de corte e costura em parceria com a Asbem (Associação do Bem-estar da Criança e do Adolescente)”, conta. De acordo com Rosângela a oferta deste tipo de curso proporciona aos participantes uma forma de sair da condição de dificuldade, pois possibilita que as pessoas busquem uma renda extra. No CRAS do bairro Kephas ocorrem ainda aulas de duas turmas do ProJovem Adolescente. Uma na parte da manhã, e outra na tarde, onde, 42 alunos com idade entre 18 e 24 anos, têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em até um ano e seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário