sexta-feira, 16 de março de 2012

20 ANOS DE GUARDA MUNICIPAL EM NOVO HAMBURGO

Guarda Municipal comemora 20 anos de atividades


No dia 23 de março, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo completará 20anos de existência. E para comemorar a data, a Prefeitura de NovoHamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana(SESMUR), preparou uma semana de atividades especiais. A abertura oficial da semana de aniversário será realizada no domingo, 18 de março, a partir das 8 horas, com uma rústica pelas principais ruas da cidade. A programação seguirá a semana com outros eventos como blitze educativas no trânsito, circuito de trânsito com escolas do Município, concurso do Apito de Ouro e entrega de certificados dos apoiadores do Congresso da Guarda Municipal de 2011.


Conforme o prefeito Tarcísio Zimmermann, a entidade hamburguense tornou-se ao longo dos anos uma referência para a cidade. “São 20 anos prestando serviços e cuidando da população. A Guarda Municipalestá de parabéns por toda a sua história”, declarou. Para o secretário da SESMUR, Danilo Oliveira da Silva, a Guarda Municipal tem papel fundamental nas relações da Administração com a comunidade. “É importante ressaltar que a Guarda está inserida diretamente na segurança das escolas, trânsito, defesa civil, prevenção da violência e no apoio aos trabalhos da BrigadaMilitar”, destacou. “A comemoração dos 20 anos da GuardaMunicipal tem o objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais que estão a serviço dos hamburguenses”, completou. O diretor da Guarda Municipal, Everaldo Rosa de Souza, reforça a ideia do secretário. “Nesses 20 anos a Guarda tem se aproximado cada vez mais da população, principalmente no policiamento comunitário, na educação de trânsito e no suporte das ocorrências de defesa civil. Parabenizo todos os guardas por todos os anos de trabalho servindo o Município”.


Rústica
As inscrições para rústica da Guarda, serão feitas a partir das 8horas. O horário da largada está marcado para às 9 horas. A concentração, saída e chegada da atividade será realizada na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166, bairroRio Branco). O percurso será dividido de acordo com as categorias. Para a infantil será um trajeto de dois quilômetros, para categoria entre 14 e 17 anos, cinco quilômetros, e para as categorias adulto e segurança pública, serão dez quilômetros. Haverá troféu para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, e medalhas para quarto e quinto colocados.


Histórico da Guarda Municipal
A lei Municipal nº 05/90, de 8 de janeiro de 1990, criou a Guarda Municipal de Novo Hamburgo. No mês de fevereiro de 1992, um concurso selecionou os guardas, que preencheram 180 vagas. Após realizado o processo seletivo, foram selecionados 149 homens e 31 mulheres, que tiveram seus nomes homologados por Portaria, no dia 23 de março de 1992. Data esta, escolhida para o aniversário da corporação.


Atualmente, a Guarda Municipal é composta por 193 Guardas, sendo 151 homens e 42mulheres. Conta com uma frota de vinte veículos, sendo uma camioneta, dois veículos de transporte de passageiros, nove automóveis e oito motocicletas para o patrulhamento. A Guarda Municipal além das atividades normais de fiscalização, orientação de trânsito, guarda do patrimônio público, atua com outras iniciativas, como os Projetos da Guarda Mirim, Teatro da Guarda e o Grupo de Dança.


21º Congresso Nacional das Guardas Municipais
Em agosto de 2011, Novo Hamburgo sediou o 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais. O evento,  que ocorreu nos pavilhões da FENAC, contou com a participação de 1.129 profissionais da segurança pública, vindos de 166 municípios de 24 estados brasileiros. Durante o encontro, aconteceram debates e palestras, onde foi reforçada a discussão da temática do Congresso: “O PRONASCI, os municípios e as guardas municipais na prevenção à violência”.


Atribuições da Guarda Municipal
- Cabe a Guarda Municipal, executar, fiscalizar, realizando e regulamentando o ordenamento do trânsito viário, transporte urbano dentro dos limites do Município, vigilância escolar e patrimonial, controle de multas de trânsito.
- Realizar a guarda e vigilância dos bens e próprios públicos, serviços e instalações municipais e demais equipamentos públicos comunitários e urbanos.
- Manter ações de Defesa Civil por meio de operações de busca, salvamento, resgate, cerco, observação de cortejos, controle de tumultos, distúrbios e motins, controle de tráfego rodoviário, ferroviário e urbano, prevenção e combate a incêndios de qualquer tipo e patrulhamento de cidades, florestas, mananciais, estradas, rios e lagos.
- Gerenciar e fiscalizar o Sistema de Videomonitoramento
- Otimizar suas ações por meio da integração com as demais secretarias municipais e entidades da sociedade civil organizada.
- Fiscalização da atividade ilegal de guardadores de carros(flanelinhas), conforme Lei Municipal.


Programaçãodo Aniversário:

18/03, às 8 horas – Rústica da Guarda Municipal – concentração, saída e chegada será na Sociedade Ginástica (Rua Castro Alves, nº166, bairro Rio Branco). 


19/03, das 9 às 11 horas – Blitz Educativa no Trânsito – Praça do Imigrante.


19/03, das 14 às 16 horas - Blitz Educativa no Trânsito – Praça 20 de Setembro.


20/03, das 8 às 12 horas e das  14 às 17 horas – Circuito de Trânsito –Sede da Guarda Municipal (Rua Três de Outubro, esquina com Rua BentoGonçalves), participação de quatro Escolas Municipais.


21/03, a partir das 10 horas – Concurso Apito de Ouro, que premiará o guarda que melhor executar as funções (silvos e gestos).


22/03, às 12 horas – Almoço integração da Direção da Guarda Municipal – Local: Restaurante Portal no Esporte Clube NovoHamburgo.


23/03, às 8h30 – Café da Manhã com diretores e ex-diretores da GuardaMunicipal. Local: Auditório da sede da Guarda Municipal


24/03, às 9 às 11 horas – Entrega dos certificados para os Guardas Municipais e instituições que apoiaram no 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais. Local: Sítio Portal (Estrada Afonso Strack, 2390, Lomba Grande)


24/03, das 8 às 17 horas – Jogos liberados (vôlei misto, futebol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário