quinta-feira, 15 de março de 2012

Nova Central do Cartão SUS ampliará atendimento em Novo Hamburgo


A partir desta quinta-feira, 15 de março, começa a operar a nova Central do Cartão SUS em Novo Hamburgo. As operações serão realizadas junto ao Sindicato dos Sapateiros, na Rua Joaquim Nabuco, 177, próximo aoTerminal Rodoviário do bairro Rio Branco. A medida da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), se deve à Resolução 250 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que exige das operadoras de planos de saúde que seus usuários de tenham o Cartão SUS. Devem procurar a confecção do documento somente aquelaspessoas que ainda não o possuem, evitando a duplicidade dos cartões.


Em coletiva de imprensa realizada quarta-feira, dia 14 de março, naSMS, a secretária Clarita de Souza explicou os motivos que levaram a Administração a criar a nova central. Uma das principais razões que levaram a instalação do espaço foi o aumento da procura pela confecção do documento após a Resolução da ANS. “Os cidadãos que nunca tiveram Cartão SUS precisarão procurar esse serviço. É uma medida que ajudará as operadoras de plano de saúde e também a comunidade, pois aumentaremos o número de atendentes na nova central”, salientou a secretária.


O local contará com sete guichês de atendimento e funcionará das 8h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia. Durante o dia, a central terá capacidade de emitir 70 cartões por hora, chegando a 360 por dia.Serão distribuídas senhas dentro do horário de atendimento do novo espaço. Diariamente serão 270 senhas aos usuários.


As operadoras de plano de saúde têm até o dia 5 de junho para entregar os dados dos usuários ao ANS. Para tanto, ficou acordado junto ao Município que os cidadãos devem providenciar o cartão SUS até 30 de abril. A expectativa é de que, até lá, a Prefeitura faça a emissão de 50 mil cartões.


Como proceder:
- Se o cidadão já tiver Cartão SUS, não precisa refazê-lo;
- Para providenciar o Cartão SUS é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade, cópia do CPF, Certidão de Nascimento (no caso de não possuir CPF e RG) e comprovante de residência em Novo Hamburgo atualizado (contas de água, luz ou telefone);
- Caso o comprovante de residência esteja em nome de terceiros, o mesmo devevir assinado pelo titular do declarando que o solicitante do Cartão SUS mora no local, acompanhado de cópia da Carteira de Identidade do titular do comprovante;
- Além disso, caso o comprovante esteja em nome do cônjuge, apresentar Certidão de Casamento. Se não tiver, proceder com a situação informada acima;
-Empresas ou planos de saúde podem entregar os documentos necessários dos funcionários e dependentes em um envelope na nova Central de Atendimento do Cartão SUS.


Central de Atendimento do Cartão SUS
Junto ao Sindicato dos Sapateiros - Rua Joaquim Nabuco, 177, próximo aoTerminal Rodoviário do bairro Rio Branco.
Horário de atendimento: das 8h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário