domingo, 25 de julho de 2010

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco



034 - A Janela




Tenho duas filhas - nunca levei alguma a médico.

A segunda nasceu com 2,90 kg, mas com membrana hialina - um problema no pulmão - nasceram em São Paulo. Com catorze dias no CTI, foi para casa com 2,20 kg. Pegando sapinha, fungo, emagreceu mais ainda, chegou a 1,75 kg.

Procurava saber, quando ia a Fabriciano, tudo sobre criança, com minha mãe, doze filhos, e Dona Rosa, a sogra, catorze filhos - sendo três na fazenda, sem uma pessoa sequer para lhe dar alguma assistência. Dois monumentos em pediatria!

Tatiana, com uns seis meses - que saudade! Aliás, criança tem este defeito: cresce! - a mãe grávida e eu, fomos ao Hospital das Clínicas para a Tati tomar vacina, a tríplice.

No caminho, perto do Pacaembu, na subida atrás do estádio, avistando o Hospital, fomos parados, o trânsito barrado. Caça a um terrorista - escondeu-se numa das mansões do bairro. Estávamos na ditadura.

Tiro pra cá, tiro pra lá... saímos ilesos - uma irresponsabilidade dos brucutus contra a população ordeira... enfim... deixemos terroristas para o Obama!...

Conseguimos chegar ao hospital.

Achei interessante receber a Carteira de Vacinação para controle das vacinas - inexistia ou não estava a par da existência.

Formou-se pequena fila e, a nosso lado, uma senhora com um menino lindo, de pouco mais de um ano, com queimadura feia e grande em um dos bracinhos.

A mãe contou-nos que a empregada, moça de ótima aparência, e como se mostrara de confiança e carinhosa com o menino, ela, a mãe, resolveu até mesmo voltar a trabalhar no antigo emprego, meio expediente.

Recebeu telefonema da empregada para que fosse urgente para casa. O menino havia caído em cima do ferro de passar roupa, enquanto ela olhava uma panela no fogão.

A mãe correu, pegou o menino e o levou para o Pronto Socorro.

Bem socorrido por médicos e enfermeiros e, por ser um menino interessante e a queimadura grande para uma pessoinha tão linda, o caso despertou a curiosidade dos funcionários presentes. Feito o curativo, paparicado e admirado, a mãe com o filho foi para a rua dar um jeito de voltar para casa - ela iria pegar um táxi. Esqueceu-se do dinheiro e o taxista que a trouxera até perdoara a dívida da corrida, condoído com o sofrimento do pequerrucho.

Esperando o táxi veio correndo um funcionário do Pronto Socorro pedindo para ela voltar, pois os médicos que a atenderam desejavam falar-lhe. E em lá chegando, um médico esperava-a na porta. Entraram. O médico:

- Minha senhora, confabulávamos, os colegas e eu, sobre a queimadura no bracinho do menino. Chegamos à conclusão de a queimadura não ser acidental... foi proposital - alguém colocou o ferro de passar roupa em cima do bracinho do menino e, pelas características, até o segurou por instantes. Será feito um B.O. - Boletim de Ocorrência. A polícia está a par e a Senhora terá de comparecer ao Distrito Policial aqui perto, com o menino e a empregada, para esclarecimentos.

Assinou os papéis do B.O., feito pelo Policial presente no Pronto Socorro, e correu para casa.

Morava no oitavo andar. Em lá chegando, de sopetão, avançou na empregada, dando-lhe uma verdadeira surra - seu físico não era dos mais privilegiados - e não sabia onde arrumou tanta força e coragem. No quarto da empregada, pegou a mala e pertences, encaminhou-se para a sala e jogou tudo pela janela que dava para a rua.

Expulsando e empurrando a empregada escada a baixo, gritou:

- Dê graças a Deus meu marido não estar aqui, pois, se estivesse, jogaria a mala e os pertences na escada e você seria atirada na rua pela janela!



Os tiros, o caso drástico e dramático deixaram-me nervoso. Chegou a enfermeira, pegou a Tatiana, tirou-lhe a fralda e lhe aplicou injeção na bundinha. Tatiana, não era de chorar, fez carinha feia e chorou e chorou.

Se houvesse uma janela por ali... a enfermeira... o B.O....

Pai de primeira viagem.

Porque não inventam mais vacinas de gotinha?



Benedito Franco





Emblema da Copa de 2014 tem o número escrito em vermelho!!! Vai ganhar um doce quem explicar o pq!!!! ??????




E PQ não é o azul, a cor de nossa bandeira???????

Ah!!!... nossos dirigentes não gostam de nossa bandeira....

Nenhum comentário:

Postar um comentário