segunda-feira, 26 de julho de 2010

Anelise Kunrath - Museu Odilo Friedrich

EMEF Rodrigues Alves visita o Casarão Friedrich

Professores e funcionários da E.M.E.F. Presidente Rodrigues Alves, em número de vinte, visitaram na tarde de 23/07/2010 o "Casarão e Museu Friedrich-1845".





De acordo com o roteiro proposto, puderam apreciar desde a mangueira de taipa, o banheiro carrapaticída, o açude, a moenda de cana, o estábulo contruído em pedra grés, a figueira tricentenária, até chegarem no Casarão e no prédio da Atafona, onde se concentra o maior acervo do Museu. Ali estão dispostos o maquinário original da fábrica de farinha de mandioca, construída simultaneamente com a casa, pelo imigrante alemão Georg Michael Renck, em torno de 1845. A Atafona foi desativada por meu pai Germano Friedrich, em 1918, por estar obsoleta e anti-econômica.

Do acervo gobal destacam-se as engrenagens e equipamentos acionados mediante tração animal e manual para realizar o processo da "farinhada".

Os visitantes puderam admirar, também, vários outros objetos e ferramentas do trabalho cotidiano na agricultura, como sejam, carretão, arados, subsoladoras, plantadeiras, abanador de cereais, e outros, bem como os equipamentos utilizados na matança doméstica de bovinos e suínos(carne e banha), aperos de encilha e montaria, agregados ao espaço de Elizabeth Friedrich, minha avó.

Uma vez concluído o recorrido, os visitantes foram convidados a adentrarem no Casarão ,onde conheceram as dependências. Em sequência, lhes foi servido um" Chá Colonial" durante o qual se debateram aspectos arquitetônicos, de preservação e conservação do patrimônio histórico, e deu-se por encerrada a visitação.



Odilo Friedrich e Anelise Kunrath



www.museufriedrich.com.br

www.odilofriedrich.blogspot.com

www.anelisekunrath.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário