quarta-feira, 23 de junho de 2010

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco



Para os servidores da Câmara Federal o menor salário sobe dos atuais R$ 3.427 para R$ 4.340 e o maior salário vai de R$ 13.185 para R$ 17.352, sem contar com o adicional de especialização. No caso dos funcionários que entraram sem concurso público, o reajuste médio foi de 33%. Uma professora, com curso superior, em MG, ganhará, com o aumento, menos de R$ 1 400,00 !!!



"O governo fez as contas e viu que podia bancar o aumento de 7,7%”. É uma vitória dos aposentados", afirmou!. O alminto que o Lula assinou para os aposentados representa menos de um por cento (< 1 %) do que o Brasil pagará durante este ano aos bancos! É muita cretinice!!... E o Lula acredita que vamos todos votar na Dilma... ainda mais com o vice que ela arranjou...





020 - O Gás



Em São Paulo, minha parenta estava satisfeitíssima com a nova empregada - senhora de meia idade, forte, andar macio e vagaroso, de uma educação - a educação em pessoa - e brandura de fazer inveja a São Francisco de Assis. Roupa limpíssima, assim como a aparência. Comida deliciosa e casa impecável - um mimo de pessoa...

- Sim, sinhô, sô dotô...

- Sim, senhora, sinhá dona...

- Ô minina levada, vem cá e toma a mamadeira, meu bem...

- Minino danado... come o biscoito senão vô dá pru gato... dô não... pra você mermo, meu bem...

Os meninos, um casal de um e dois anos, dormiam e comiam bem - os pais adoravam.

- Boa noite pra todos... drome cum Deus todos vancêis... Deus isteja cum vosmicês...

Lá ia ela, com seu vagar, dormir.

Assim levava a vida, agradando a todos, com sua simpatia e simplicidade... mas... o olhar de lado e sorrateiro, deixava-me desconfiado - à Márcia também.

Amizade com a doméstica do apartamento ao lado, algo não muito normal e confiável - demais para duas conhecidas há pouco.

Márcia, meio prevenida, disse-me que mandaria a Maria comprar algo no supermercado, não ficava perto, para uma olhada na mala da dita cuja.

- Que ouve? Perguntei-lhe.

- Anda sumindo cada coisa em casa... Hoje mesmo, o alicate de unha e... "otras cositas mas"! Séria, com um resquício de sorriso num dos lábios. A empregada saindo, Márcia foi ao quarto dela e veio com o tal alicate, segurando-o com as pontas dos dedos polegar e indicador:

- Bené, será que fiz bem em entrar aqui e tirar este alicate da mala?... afinal, é meu, tenho certeza absoluta...

- Como afirma, claro que sim, afinal de contas, é seu e está em sua casa. Agora... aquelas cositas mas...

Com um sorriso mais largo:

- Deixe pra lá... achei alguma coisa...

Virou-se e foi para o quarto guardar o achado.



As sacolas



Anoitecendo o marido chegou. Confabularam e resolveram mandar a empregada embora àquela hora mesmo.

A senhora, pacificamente, saiu com a mala e algumas sacolas e, como sempre, despediu-se:

- Fica cum Deus... Deus isteja cum vosmicês!

Percebeu-se que parou no apartamento ao lado.

Márcia foi ao quarto do casal e voltando, bradou espantada ao marido:

- Meu bem, essa desgraçada levou quase todos os meus sutiens e calcinhas. Vai ela lá embaixo. Corre e pega-a! Olhando pela janela: - Está com mais sacolas do que saiu daqui... tá com um monte! Guardou na casa da vizinha. Corre! Corre!

O marido, sem jeito, ficou no momento indeciso, se ia ou não. Devido à insistência, nem esperou o elevador... desceu correndo as escadas dos cinco andares e conseguiu pegar a ex com as sacolas cheias de roupas... as cositas mas também!

Descobriu-se depois que roubava as coisas e as guardava com a empregada da casa da vizinha - quatro as sacolas, cheias de roupas, deixadas lá... portanto, oito as recuperadas.



Na Agência Empregos



- Minha Senhora, pego uma empregada de sua Agência, pago caro, me rouba um monte de roupas e muitos outros pertences...

- Qual empregada lhe arranjei, tão pilantra assim?

- Maria Duarte de Albuquerque Fontoura e Silva, a senhora escura e meio gorda... e de nomes pomposos!

- O que? - Intrometeu uma grã-fina sentada na saleta de espera da agência. Dirigindo-se à Márcia:

- Pois bem, minha Senhora, essa tal de Maria trabalhou em minha casa - tenho três criancinhas. Sabe o que fazia? Quando eu saia, pegava um chumaço de algodão, abria o gás do fogão, sem acendê-lo, colocava o algodão em cima de um dos bicos de gás, para embebê-lo e depois, colocando-o nos narizinhos das crianças fazia com que aspirassem o gás do algodão - isto se repetia até os meninos dormirem ou desmaiarem. E ainda usa meus sobrenomes para arranjar emprego e roubar!...

Uma pausa... todos estupefatos - após um palavrão daqueles pesados:

- Sou a Senhora Duarte de Albuquerque Fontoura e Silva!



Benedito Franco



Você é um doador de sangue, de medula ou de órgãos?... Pode e deve ser... acredite! Já tentou? Procure...

Nenhum comentário:

Postar um comentário