terça-feira, 22 de junho de 2010

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer


CRENDO CONTRA A ESPERANÇA






“O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.”

 
(Romanos 4. 18-21, Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Corrigida)





Que texto maravilhoso! Que narrativa espetacular para quem a lê com os olhos da fé, com a crença no Senhor Jesus Cristo. Neste texto, Paulo, um dos heróis da fé, refere-se a Abraão. Acredito que a parte “creu contra a esperança”, do primeiro verso, é um dos mais paradoxos existentes na Bíblia. Como pode alguém crer contra a esperança? Geralmente, cremos com a esperança, ou em sua direção. Se eu creio que vou passar de ano, esta é a minha esperança, existe essa possibilidade. Se creio que serei curado, eu creio nisso conforme minha esperança. Mas quando Paulo diz que Abraão creu contra a esperança, afirmou que não havia hipótese alguma, da perspectiva humana e lógica, que tal promessa de Deus se cumprisse na vida do patriarca; mas mesmo assim ele creu. É como se Abraão, atualmente, tivesse AIDS e cresse que ficaria livre da doença porque Deus lhe apareceu e prometeu. Humanamente isso seria impossível. Não existe um remédio ou vacina que pudesse fazer tal milagre. Mas mesmo assim, Abraão creria, e receberia a bênção, deixando os médicos e cientistas sem explicação.



Abraão foi considerado o pai da fé. Mas porque Abraão? Bem, em sua história podemos concluir que ele teve fé, e muita fé. A Bíblia relata o primeiro contato de Deus com Abraão em Gênesis 12. 1. A situação de Abraão era a seguinte: Ele estava com 75 anos, conforme nos mostra o texto, e Sara, sua esposa, era estéril. Mesmo nestas circunstâncias, Deus apareceu para ele e disse: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.” (Gênesis 12. 2). O que alguém, em sã consciência, pensaria? Impossível! Uma grande nação, de um idoso de 75 anos e de uma mulher estéril? Ainda assim, Abraão confiou e obedeceu a Deus. Depois de algum tempo, Deus reforça a promessa a Abraão, quando lhe diz: “Porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre. E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada.” (Gênesis 13. 15-16). Em Gênesis 15. 4-6 e 18, O Senhor novamente aparece a Abraão e confirma Sua promessa de descendentes. Nesta época, nosso pai da fé já tinha, aproximadamente, 85 anos. Você ainda acreditaria na promessa de Deus? Quando Abraão estava com 99 anos, Deus faz o acordo da circuncisão com ele, e mais uma vez, em Gênesis 17. 1-4, promete-lhe que será pai de uma grande nação. Enfim, no início do capítulo 21 de Gênesis, Isaque, filho de Abraão e Sara, nasce. Havia se passado 25 anos que Deus prometera, o tempo já estava demasiadamente longo, as condições físicas do casal Abraão e Sara já não existiam mais, a ciência já dizia que era impossível nascer-lhes um filho; contudo, Abraão perseverou na fé durante todo esse tempo, confiou na promessa que o Senhor lhe fizera, e recebeu a bênção mandada por Ele.



A pergunta que fica é: como você tem crido em Deus? Olhamos para Abraão como um exemplo, como um homem de muita fé. Admiramos este grande personagem e queremos ser igual a ele, mas quando alguma promessa de Deus demora um ano para se cumprir em nossa vida, desanimamos, blasfemamos, abandonamos a fé. Isso porque quando lemos a Bíblia, temos a impressão que tudo aconteceu muito rápido. Essa falsa percepção nos leva a buscar resultados imediatos. Quando alguém me diz que Jesus não vai voltar mais, porque há dois mil anos se fala nisso e até agora Ele não voltou, eu consigo perceber que as pessoas não compreendem o tempo e sabedoria de Deus. O que precisamos ter em mente é que o tempo de Deus não é como o nosso. Pedro nos mostra que Deus vive na plenitude de tempo: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia.” (2 Pedro 3. 8). Pra Deus, mil anos é nada, quanto menos 25 ou 30. Devemos acreditar que Deus fará tudo que prometeu, conforme a perfeição de Sua sabedoria. Não cabe a nós exigir que as coisas aconteçam, mas sim, se confiamos em Deus, colocar nossa vida e nossos pedidos na mão dEle e crer, mesmo contra a esperança. Todavia, temos que crer naquilo que Ele prometeu, como fez Abraão, e não simplesmente em nossas vontades, que por inúmeras vezes, beiram a sandice e perdição. Fiquemos com a certeza de que Deus faz tudo na hora certa e da forma adequada, como nos revela o verso de Gênesis 21. 2: “E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito.” (Ênfase acrescentada). Persevere na fé!



Você é muito importante para Jesus, não importa quem você seja ou o que tenha feito. Deus prometeu que, se você se arrepender dos seus erros e se converter, Ele te perdoará e te aceitará. Caso você não reconheça, ainda, o seu erro, pois não entende o porquê de certas coisas acontecerem; entretanto quer entender e servir a esse Deus de amor e graça, não se preocupe! Venha como você está, seja sincero diante de Jesus e o mais Ele fará! Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus se sacrificou para que você fosse livre do pecado; Ele ama você.



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Um comentário:

  1. Andrius Gross Ferreira22 de junho de 2010 às 19:44

    Mais uma vez, muito bom.
    Bem cacana ver tua visão do texto, que normalmente acabo concordando contigo e isso me deixa muito contente.
    Parabéns

    ResponderExcluir