sexta-feira, 11 de junho de 2010

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco


Nesta semana o Banco Central aumentou os juros em 0,75%. Isso dará aos bancos duas vezes mais dinheiro que todo o aumento pleiteado pelos aposentados... e bastou uma rubrica do presidente do BC!! Dá pra acreditar?...



O projeto de nosso aumento já passou pela Câmara e pelo Senado e o Lula reluta em assinar!... Dá pra acreditar?





031 - Israel - São Paulo



São Paulo, cidade sem água. Israel também.

Israel, formado por judeus de todo o mundo, vindos quase sempre de países ricos. Como recebe dinheiro desses países, principalmente dos EUA, montou equipes para solucionar todos os seus problemas. Um deles é a água - a região é praticamente um deserto.

Israel, reunindo grande e competente equipe de hidrólogos e engenheiros, resolveu o problema da água otimizando a captação e o uso, montando uma adutora que corta todo o país, recebendo e deixando água onde é possível e necessário; a adutora vai de menos 360 metros abaixo a 360 metros acima do nível do mar, mais ou menos. Aproveita água dos pequenos rios que tem, do mar e até mesmo do esgoto. Água usada com parcimônia, técnica e sabiamente.

Essa equipe de hidrólogos e engenheiros foi fazer um estudo sobre a água na Grande São Paulo e região - trabalhei com ela no Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE – da Secretaria de Obras do Estado de São Paulo. O Doutor F. Mero, um cientista considerado o maior hidrólogo de Israel e um dos dois maiores do mundo, acabou ficando meu amigo - inclusive, ele e a esposa almoçaram em minha casa por duas vezes. Quando um de seus filhos chegou de Israel, pediu-me para eu acompanhá-lo no serviço, pois necessitava de alguém que entendesse francês ou inglês, línguas que seu filho falava – esse rapaz acabou voltando para Israel e morto, logo a seguir, numa das estúpidas guerras realizadas por lá - e há guerra que não seja estúpida?... das de lá, nem falemos!...



USP, INPE e INM



O DAEE, além do controle da energia elétrica, através da Cesp, e água, executava algumas obras, como correção de rios, tratamento e uso das águas. Era dono, ou tinha convênios com o Laboratório de Hidráulica da USP, onde se realizaram os testes, em maquetes, de algumas das maiores usinas hidrelétricas do Brasil – Itaipu, por exemplo.

A serviço do DAEE, tive muitos contatos com o Laboratório de Hidráulica da USP e o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, onde, logo após alguns dias do nascimento de minha primeira filha, tive oportunidade de conhecer e cumprimentar, pessoalmente, um dos maiores cientistas de todos os tempos: Wernher Von Brown, aquele dos foguetes e da bomba V-2 - assisti à conferência dada por ele; conheci e manuseei as primeiras fotos enviadas por satélite - enquanto no Brasil era quase proibido vê-las, e muito menos obtê-las (Segurança Nacional!), nos Estados Unidos qualquer cidadão poderia comprá-las. A serviço, estive muitas vezes no Instituto Nacional de Meteorologia de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde estagiei por algum tempo.



Cérebro eletrônico e o /1130



Trabalhávamos com o computador usando cartão perfurado - programando em Fortran. Para obter dados meteorológicos do INPE para o DAEE, comprei e levei em meu carro mais de 40.000 cartões. De quando em quando, ainda se falava em cérebro eletrônico! Um /1130 da IBM, considerado o melhor computador científico do mundo - e, pasmem, com a considerável e incrível memória de apenas 32 k, de anéis imantados – quaisquer maquininhas de hoje têm bem mais que isso - até mesmo milhares ou milhões de vezes maiores!!... E os israelenses possuíam cada programa de deixar a todos embasbacados - que competência!... Nessa época, e no mesmo dia e ano, nasciam minha segunda filha e a Internet - 29 de outubro daquele ano (se disser o ano, revelaria a sua idade - não sei se gostaria!).



Benedito Franco



Você é um doador de sangue, de medula ou de órgãos?... Pode ser... acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário