terça-feira, 8 de junho de 2010

Exposição de Marciano Schmitz proporciona acesso à arte


Escolas conhecem a obra do artista plástico hamburguense na mostra intitulada “Acesso”



Fazer com que as crianças tomem gosto pelas artes é o objetivo da professora Sônia Strassburguer, da Escola Municipal Darcy Borges de Castilhos. Então, nada melhor do que levar a garotada para ver de perto a exposição Acesso, do artista plástico Marciano Schmitz. Cerca de 40 alunos estiveram no Espaço Cultural Albano Hartz nesta segunda-feira, 7 de junho.

Antes de visitar a mostra, a professora Sônia levou reportagens de jornal à escola para que a turma pudesse conhecer mais sobre o artista. “Trabalhar um autor de Novo Hamburgo foi uma forma de valorizar a cultura local”, relata. Depois do Espaço Cultural, levou os estudantes para ver algumas obras públicas de Marciano, como a fachada do Teatro Paschoal Carlos Magno e o Monumento à Bíblia no Parque Floresta Imperial.

A partir de agora serão trabalhados releituras e estudos sobre as obras de Marciano Schmitz em sala de aula. O estudante, de apenas 12 anos, Éderson Pereira, apreciou com entusiasmo as diferentes formas e cores das telas. “Hoje eu conheci um pouco sobre as obras, mas quero ir além. Quero saber mais”, revela.

Para as escolas que quiserem conferir a exposição de Marciano Schmitz ainda há tempo. Basta ir ao Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz, em Novo Hamburgo. Acesso permanece no local até 19 de junho. O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, das 10h às 20horas. Visitas em grupos podem ser agendadas pelo telefone 3066 6229. A mostra tem o apoio de Print Art e Espaço Cultural Albano Hartz. Além da exposição, as obras estão disponíveis na página eletrônica: www.marcianoschmitz.com.br.



MARCIANO SCHMITZ

Pintor, escultor e professor, há mais de 30 anos Marciano Schmitz é artista conceituado, que integrou movimentos de conscientização e interiorização da arte. Sua obra é eclética. Do movimento surrealista e da pintura metafísica ao muralismo sacro e ao nativismo. Fazem parte do seu acervo obras públicas, como a fachada escultórica do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno e o Monumento à Bíblia, em Novo Hamburgo, e obras na Catedral de Pedra Nossa Senhora de Lourdes, em Canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário