quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Prefeitos se unem para fortalecer hospitais







Com a finalidade de fortalecer as estruturas hospitalares de suas cidades, os prefeitos e representantes de Novo Hamburgo, Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo reuniram-se na manhã desta quarta-feira, dia 14 de outubro, no Hospital São Camilo, em Esteio. O objetivo dos governantes é criar uma Associação Hospitalar para articular e negociar com o Estado melhores condições e financiamentos para os hospitais municipais dessas cidades. Na solenidade, o prefeito Tarcísio Zimmermann, juntamente com os demais representantes, assinou um termo de cooperação que irá unir ainda mais os esforços dessas administrações. “Precisamos de uma atenção mais adequada aos atendimentos prestados nos cinco municípios”, declarou Tarcísio. A reunião foi também o 5º encontro do Fórum Regional de Integração da Assistência Hospitalar do Vale do Sinos. O único prefeito que não esteve presente foi Jairo Jorge, de Canoas, que está em Brasília.

Ao todo, os hospitais existentes nessa região abrangem aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Mas é consenso entre os prefeitos que não há como manter serviços de qualidade com os atuais padrões de liberação de recursos, principalmente da esfera estadual. “Precisamos trabalhar de forma conjunta e habilitar nossos hospitais em outras especialidades de média e alta complexidade. Essa futura associação deverá ser um instrumento para negociar melhorias e índices de financiamento, além de unificar ainda mais as ações entre os hospitais”, declara Tarcísio. De acordo com ele, ainda não há um prazo estipulado para a oficialização desta nova associação. Em um primeiro momento ela deverá ter caráter regional, mas poderá ganhara ainda mais espaço e representatividade, tornando-se uma associação estadual.

Um documento com as diretrizes da futura associação foi lido durante o encontro e debatida entre representantes da área de Saúde dos municípios do eixo que vai de Canoas até Novo Hamburgo - secretários da pasta e diretores dos hospitais Getúlio Vargas (Sapucaia), São Camilo (Esteio), Centenário (São Leopoldo), Pronto Socorro de Canoas e Municipal de Novo Hamburgo. Os integrantes do Fórum Regional vêm se reunindo periodicamente desde o mês de abril deste ano para debater a respeito das potencialidades de cada hospital, a viabilidade econômica e a sustentabilidade no financiamento de serviços, além das bases de uma cooperação intermunicipal que possa melhorar a atenção à população, resgatando, assim, a credibilidade das instituições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário