quarta-feira, 14 de outubro de 2009

“Avenida de Histórias”: Novo Hamburgo contada com bom humor

Patrono da Feira do Livro hamburguense lança obra
revelando histórias engraçadas que envolvem tradicional café




Henrique Schneider, Alceu Feijó, Diogo Fatturi e Anita Lucas de Oliveira (Crédito: Paulo Rodrigo/divulgação)



Novo Hamburgo. Década de 70. O corretor de seguros Paulo Sperb convida o fotógrafo Alceu Feijó para um trabalho em Porto Alegre. Fotografias prontas, pede a Feijó que aguarde em uma sala. Duas horas depois, cansado de esperar, o fotógrafo pergunta a uma recepcionista onde estaria Sperb. “Ele pediu para avisá-lo que já foi para a praia”, responde a moça. Essa é apenas uma das anedotas que o escritor hamburguense Henrique Schneider conta em Avenida de Histórias.

Aos 45 anos, o Patrono da 27ª Feira do Livro de Novo Hamburgo lançou nesta terça-feira, dia 13, seu sexto trabalho. Uma espécie de homenagem à Capital Nacional do Calçado. “Novo Hamburgo é sempre contada de uma forma muito séria. A façanha do pioneirismo... A cidade precisa rir mais”, argumenta Schneider. Quase 100 pessoas participaram do evento de lançamento, no Espaço Cultural Albano Hartz. Entre elas, personagens que compõem a obra. Ex-freqüentadores do extinto Café Avenida, que marcou época entre as décadas de 30 e 90. A secretária municipal de Cultura, Anita Lucas de Oliveira, também esteve presente.

Quem demonstrava satisfação ao ver o trabalho lançado era Hélio Feltes, vice-prefeito hamburguense nos anos 80. Certa feita, ao assumir interinamente o comando da cidade, teve de fazer a abertura da Feira do Livro. Mal orientado, no entanto, encerrou o evento antes mesmo de começar. “A Feira do Livro mais curta da história”, brinca Henrique Schneider. Para Feltes, Avenida de Histórias pode servir como motivação para uma série de publicações com histórias engraçadas envolvendo personalidades e lideranças políticas. O livro tem desenhos do ilustrador Diogo Fatturi.



A OBRA



Avenida de Histórias é editado pela Um Cultural - Gestão e Projetos Culturais e financiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. O patrocínio é de Fischer Centro de Odontologia, com doações de Flávio Fischer e Plínio Graeff. São 132 páginas, com 100 histórias, 20 ilustrações e prefácio escrito pelo fotógrafo Alceu Feijó. Custa R$ 15,00, à venda na Feira do Livro de Novo Hamburgo, que termina no próximo domingo, dia 18, e nas principais livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário