segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UPA 24 HORAS

Primeira UPA 24 horas do Estado



será inaugurada dia 3 de setembro


Está marcada para sábado, dia 3 de setembro, a inauguração oficial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Uma grande cerimônia, que começará a partir das 10 horas, celebrará o início das atividades do novo serviço no Município. O evento terá a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito Tarcísio Zimmermann, entre outras autoridades. Será a primeira UPA a entrar em funcionamento no Estado, graças a um investimento superior a R$ 2,1 milhões, além de outros R$ 500 mil para compra de equipamentos.



Na quarta-feira, dia 31 de agosto, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Saúde (SMS) e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), promoverá uma visita guiada à imprensa, apresentando cada detalhe da infraestrutura da UPA Canudos e também de como será o funcionamento do novo espaço. A atividade será realizada a partir das 11 horas, na Rua Bartolomeu de Gusmão, 2300, esquina com a Avenida Victor Hugo Kunz. “Esta é uma grande conquista e a realização dos sonhos de muitos hamburguenses”, destaca o prefeito Tarcísio.


A estrutura

A UPA Canudos terá capacidade para receber até 300 pacientes por dia. Serão quatro médicos que atenderão a população, sendo dois clínicos e dois pediatras. Reforçam os trabalhos uma equipe completa de enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros servidores, totalizando 117 trabalhadores na nova unidade.


Os serviços serão realizados em 1.254 metros quadrados de área construída. O prédio é dividido em seis zonas: Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico Terapêutico, Observação, Urgência, Apoio Técnico Logístico e Administrativo. A UPA Canudos contará com 12 consultórios e 12 leitos de observação, divididos em adulto masculino (4), adulto feminino (4) e pediátrico (4). A estrutura também compreende a disponibilização de exames de laboratório, raio-X e eletrocardiograma. O prédio ainda contempla o fácil acesso de pessoas com deficiência e a destinação correta dos resíduos hospitalares gerados, por meio de uma central de separação de lixo.


A UPA Canudos estará totalmente integrada com os demais serviços de saúde de Novo Hamburgo. Essa rede será ampliada, com a construção de mais 12 Unidades de Saúde da Família (USF), duas delas já inauguradas e outras quatro em construção. A Administração também tem garantidos recursos para a construção de uma segunda UPA no bairro Centro e prevê a construção de novos Centros de Especialidades, um médico e outro odontológico, além da ampliação e da construção de um novo anexo para o Hospital Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário