terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TINTA NEUTRA

Prezados amigos,

Conheçam a história da banda Tinta Neutra!!

Está no youtube as filmages do  ‘Let it Be’  hamburguense...

Tinta Neutra é uma banda gaúcha formada por
adolescentes da cidade de NovoHamburgo em 1976.

Influenciados pelos Beatles, eles tocam apenas as suas próprias canções, assinadas pela dupla de compositores "Feltes e Dieter" (integrantes da banda), num estilo que lembra os anos 60.

Esta é a formação da banda:
Lyonel Feltes Jr. - voz, guitarra e teclados
Cesar Dieter - voz e baixo
Marcos Castilhos(já falecido) - voz e bateria

O grupo teve várias fases:
- Final dos anos 70
- Início dos 80
- Final dos anos 80e início dos 90 

Em 1990 lançaram um compacto duplo em vinil gravado nos estúdios da Isaec em PortoAlegre, apenas com composições próprias.

- Em 11 de maio de 1991 a TINTA NEUTRA fez um show tendo como palco o telhado do edíficio Berta em Novo Hamburgo (na frente do paradão da avenida 1ª de março, numa ensolarada manhã de sábado). Estes how foi uma homenagem ao filme ‘Let it Be’ dos Beatles’, no qual a banda inglesa também tocou no topo de um edifício.



 – Parte deste show foi filmado e está agora disponível no Youtube, em duas partes de 15 minutos cada, com imagensde Novo Hamburgo daquela época.  É só clicar:   “Tinta Neutra – show no edifício”.

As filmagens foram feitas por Paulo R. Almeida e José Luiz Sempé.
As fotos do edifício são de Gilberto Winter.

- enfim, são imagens históricas; é uma volta a Novo Hamburgo de 20 anos atrás.
- neste show, a Tinta Neutra tocou as suas próprias canções e fezum cover da música ‘Don’t let me down’, dos Beatles.

- Em 1998 a dupla Feltes & Dieter (Lyonel Feltes Jr. e Cesar Dieter) lançou um CD independente, novamente apenas com suas próprias composições.
* Pois bem, agora, além das filmagens do show,algumas músicas, fotos, som e imagens da TINTA NEUTRA (da adolescência no finaldos anos 70, dos anos 80 e 90) e da dupla de compositores “Feltes eDieter” podem também ser conferidos no YOUTUBE e no MYSPACE.
É só entrar eclicar TINTA NEUTRA ou “Feltes e Dieter”.
* Abaixo um histórico com mais informações da banda e em anexo várias fotos.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tinta Neutra

O ano era 1976. A cidade, NovoHamburgo. Deu-se aí o surgimento da banda TINTA NEUTRA, com a seguinte formação:


Lyonel Feltes Jr. – Guitarra
Cesar Dieter –  baixo
Marcos Castilhos – bateria




                           O panorama musical de 1976 ainda vivia com muita intensidade a influência dos Beatles que tinham terminado em 1970. Paul McCartney e sua banda Wings estavam na estrada a todo o vapor. Os grupos e cantores que mais tocavam nas rádios na época dentro do cenário Pop eram os próprios Beatles, Paul McCartney, JohnLennon, Rod Stewart, Peter Frampton, Queen, Elton John, Supertramp, Bee Gees eas músicas das trilhas de novelas. O movimento Soul Music que antecedeu a disco music também tinha os seus representantes como Stevie Wonder, Jackson Five,Gloria Gaynor, Billy Paul, Barry White, entre outros. Havia a rádio Continental de Porto Alegre que rodava a boa música Pop internacional e também artistas de Porto Alegre.

                           Neste cenário, Lyonel e Cesar tinham a preocupação de compor as suas músicas com bastante ênfase melódica e suas letras falavam de suas vivências de adolescentes, inquietações, amores platônicos e muitas histórias e situações imaginárias. As músicas eram compostas na varanda da madrinha do Lyonel ao som de um piano, de um velho violão e de um bangô.

                           Dos títulos das músicas destacavam-se Zero Zero Quase Sete (uma paródia sobre o agente secreto dos cinemas), Alto Segredo, Madame Jones, Menina diferente, MilkSheik de Creme, Medo de procurar, A Máscara Tirei, Caroneiro, Próprias Idéias, Amor Verde. Músicas pop melódicas e também alguns rock’n roll básicos.

                           Fizeram turnês por muitas escolas de Novo Hamburgo, sempre documentadas por uma filmadora Super-8, entre elas: Fundação Evangélica, Santa Catarina, São Luis, Pasqualini, Nilo Peçanha, Pio XII, Marcos Moog, entre outras. Tocaram também na Sociedade Ginástica no lendário “Baile da Popi”, que era uma festa para adolescentes idealizada pela jornalista Evânia Reichert que tinha no som aanimação do DJ Bixiga da Status Band. Também acompanharam o ‘Grupo teatral da Popi’ em apresentações em algumas escolas.

                  A primeira fase da banda durou de 1976 ao início de 1979, quando o Lyonel entrou para a faculdade de Medicina em Rio Grande.

                           Em 1981, eles se reuniram apenas para gravarem a música “Eram os Beatles”, esta música rodou dentro do programa “Tempo Beatle”da Rádio Atlântida FM. Foi a primeira música da banda a tocar em uma rádio.

                           Em 1989, Lyonel, Marcos e Cesar resolvem retornar com a banda Tinta Neutra. Gravaram na Isaec um compacto em vinil com as músicas Zero Zero quase Sete, Menina diferente, Madame Jones e Alto Segredo. Além dos três, participou do disco o  tecladista Tom Wellington. As músicas foram compostas na adolescência e a idéia era manter no disco a mesma sonoridade que a banda tirava de seus instrumentos na década de 70.

                           O show de lançamento do disco foi em um palco ao ar livre em Capão da Canoa. Nesta época gravaram um jingle para uma escola de Inglês de Novo Hamburgo, intitulado“No ti, ti, ti... No bla, bla, bla, que tocou durante muito tempo em diversas rádios da região.


Capa  do compacto duplo em vinil gravado na Isaec

      

Fizeram também vários shows em Porto  Alegre (bar Opinião, Porto de Elis, Bar 1, um show ao ar livre na esquina  Democrática para um programa de televisão) e também gravaram um clipe com o  Cunha Júnior para a RBS.

Esta  segunda fase da banda durou de 1989   a 1993, culminando com um show em cima no terraço do  Edifício Berta em Novo Hamburgo (na avenida 1° de março, em frente ao  paradão) ao estilo do filme “Let it be” dos Beatles, em um sábado  de manhã. As pessoas que estavam no paradão ou passando pelo local puderam  ouvir o show. Muitos pararam para prestigiar o evento.

Show em cima do edifício Berta em Novo Hamburgo

 Participaram também de festivaisde música e de diversos shows coletivos na grande Porto Alegre. O último showda banda Tinta Neutra foi em janeiro de 1993 na escolha da Garota Verão Capão Novo.

                           Após o término da banda Tinta Neutra, o Lyonel e o Cesar partiram para uma carreira como uma dupla POP. Com o nome artístico de Feltes & Dieter, gravaram um CD que foi lançado em 1998 pelo selo Garimpo da gravadora Acit.Todas as músicas deste CD foram compostas pela dupla.


O CD contou com a participação dos  músicos Marcos Castilhos (que veio a falecer antes do lançamento do CD), do  saxofonista Ronei,  do guitarrista Felipe, e  do baterista Frango.  O CD, intitulado  “De cada Lado” foi lançado em 1998, e algumas de suas músicas  veicularam em algumas rádios locais. Fizeram alguns shows para o lançamento  do CD.


  Capa do CD lançado em 1998 pelo selo Garimpo da gravadora Acit

                           Fizeram algumas vinhetas para o programa “Beatlemania” da rádio Bandeirantes FM quando o hamburguense Fernando Selegar era o apresentador.

Compuseram em 1998 a canção “Novo Hamburgo”, que foi tambémlançada em CD, porém com uma tiragem pequena, e distribuída nas escolas municipais de Novo Hamburgo. Alguns corais de escolas cantam esta música durante a semana de Novo Hamburgo.

Lyonel Feltes Jr.  e César Dieter continuam se encontrando, tocando e compondo novas músicas.  E a banda Tinta Neutra está ensaiando para um trabalho novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário