quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prefeitura acerta últimos detalhes
para os desfiles do Natal dos Sinos

Gustavo Henemann
 Equipes acertam os últimos detalhes para os desfilesdo Natal dos Sinos.


Está tudo praticamente pronto para que a comunidade hamburguense possa conferir os carros alegóricos e as fantasias dos desfiles no Natal dos Sinos de NovoHamburgo. As ruas e bairros da cidade serão palco dos espetáculos mais esperados da programação natalina. Com a temática Magia das Cores, a Prefeitura está acertando os últimos detalhes das apresentações, que prometem contagiar o público. As atividades iniciam já neste sábado, 10 de dezembro, com o desfile no bairro Centro, que percorrerá a Avenida Pedro Adams Filho, entre as Ruas Marcílio Dias e Joaquim Nabuco, a partir das 21h30. No domingo, 11, às 21 horas é a vez do bairro Santo Afonso receber a atração, quese concentrará na Rua México esquina com a Rua Eldorado.

Cerca de 600 voluntários participarão dos desfiles de Natal, que terá 11 setores, cada um com uma cor diferente. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, as pessoas assistirão um dos eventos mais importantes do Natal dos Sinos. “São atrações especialmente dedicadas à comunidade. O desfile do ano passado já foi muito bom, este ano será melhor ainda”, afirmou.“Para assistir aos desfiles as pessoas devem levar cadeiras. É importante que os pais, identifiquem as crianças com uma fita, para que elas não se percam em meio a multidão”, lembrou o secretário.

A preparação para osdesfiles não proporcionou somente alegria para as equipes que idealizaram a iniciativa. Segundo o presidente da  Associação Carnavalesca de Novo Hamburgo, João Neves, 15 pessoas  foram contratadas diretamente e indiretamente para trabalhar na elaboração das alegorias e fantasias nos dois meses de preparação. “Além de proporcionar alegria, oportunizamos empregos para quem não tinha. Nos desfiles ainda vamos contratar temporariamente, mais 20 pessoas para auxiliar no deslocamento dos carros alegóricos”, ressaltou. Há também os voluntários, como é o caso do cenógrafo e escultor, Edinei Araújo, 42 anos, que trabalha há sete anos em Genova na Itália, e passa suas férias em Novo Hamburgo. “Iniciei minha profissão atuando no carnaval hamburguense. Estou de férias, mas vim para rever os amigos e pelo prazer de fazer o que gosto”, falou.

De acordo com Lana Flores, a responsável pela elaboração do enredo e das fantasias dos desfiles, os materiais do Natal passado foram reaproveitados nesta edição. “Reaproveitamos os materiais da última edição, e como havia muitas cores, serviu como fonte de inspiração para que eu pudesse organizar o enredo deste ano”, destacou. Além dos primeiros desfiles no Centro e no bairro Santo Afonso, a comunidade poderá acompanhar a iniciativa em outras duas oportunidades: dia 17 novamente no Centro (mesmo trajeto), e dia 18 no bairro Canudos (Rua Vereador Oscar Horn, esquina com a Rua Ícaro). A programação completa do Natal dos Sinos pode ser consultada no site www.natal2011.novohamburgo.rs.gov.br.




Magia das Cores no Natal - alegorias

1º Setor  (Branco): OsAnjos – Os anjos anunciam o nascimento de Jesus Cristo

2º Setor (Amarelo): AsVelas – As velas simbolizam o Cristo, iluminando a festa

3º Setor (Preto): As Estrelas de Belém e a Lua – Representa a magia da Noite de Natal

4º Setor (Dourado): OsSinos, anunciando o Natal e o Verão – Lembra os Sinos de Natal,convocando a celebração

5º e 6º Setor (Marrom):O ritual de Natal – Simboliza a manjedoura, o nascimento de Cristo

7º Setor (Lilás): A busca da espiritualidade, da fé em Deus – É a cor da espiritualidade, entendida como a busca da fé

8º Setor (Verde): AsÁrvores de Natal – Marca a renovação, a esperança, as matas e o frescor da natureza.

9º Setor (Vermelha):Carro Alegórico “O Trenó e o Trem da Alegria” - Representa os sentimentos de paixão, calor, é a cor do Natal.

10º Setor (Verde, brancoe vermelho) – Cores que libertam as pessoas, movimenta e acalma os olhares cansados.

11º Setor: ParticipaçãoEspecial da Comunidade – integrantes dos projetos sociais dos bairros Santo Afonso e Canudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário