quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Defesa Civil fará simulado de preparação para desastres



A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Novo Hamburgo realizará no sábado, dia 12 de novembro, um evento pioneiro noEstado no objetivo de capacitar agentes para atuarem em caso dedesastres. A partir das 9 horas, cerca de 20 grupos formados pela Prefeitura, entidades, empresas e demais instituições realizarão um simulado nas Vilas Kippling e Getúlio Vargas, no bairro Canudos, áreas de riscos de inundações. A atividade envolve ainda cerca de300 famílias, que serão retiradas de suas casas e levadas para um abrigo que será montado no Instituto Estadual Seno Ludwig (CIEP), na Rua Amalie Thon, 50. Estão previstos resgates aéreos, simulações de atendimentos médicos, entre outras ações.

Conforme o coordenador municipal de Defesa Civil, Claudinei Moyano, a concentração das equipes será na esquina da Rua Assis Brasil com a Avenida Alcântara. “Desse ponto, faremos a retirada das famílias e as encaminharemos para um abrigo provisório, no CIEP”, adianta.“As atividades capacitarão as equipes em diversas áreas, comoremoção de vítimas, abrigo e encaminhamentos”, acrescenta. Junto ao CIEP, será realizado o resgate aéreo e uma unidade médica estará instalada para os atendimentos de saúde.



Atividade reflete qualificação das equipes em Novo Hamburgo



Na sexta-feira, dia 4 de novembro, representantes da Defesa Civil Estadual de Novo Hamburgo e demais entidades estiveram nos locais onde serão realizadas as ações. Conforme o coordenador da Regional 1 da Defesa Civil, major Alexandre Teixeira Santos, o evento serve para articular Prefeitura, Estado, comunidade e demais entidades para se organizarem em casos de desastres. “É a primeira vez que esse tipo de simulado ocorre no Estado e vai contar com uma grande estrutura. Esperamos que seja o pontapé inicial para que os demais municípios também se organizem e realizem atividades como esta”, destaca.



Para o major, as ações refletem o crescimento da Defesa Civil no Município. “Em Novo Hamburgo tivemos um grande salto de qualidade, tanto no pessoal como na estrutura da coordenadoria. Tudo isso fruto das ações da Administração e também do engajamento comunitário”, complementa. Além das secretarias municipais, participam das ações a Guarda Municipal, Comusa – Serviços de Água e Esgoto, Mulheres da Paz, Cruz Vermelha, AES Sul, Bombeiros, Brigada Militar, Clube de Radioamadores de Novo Hamburgo (CRANHA), CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Conselho Tutelar e Associação dos Moradores da Vila Getúlio Vargas.




O quê: Simulado de preparação para desastres



Quando:Sábado, 12 de novembro, a partir das 9 horas



Onde: Esquina da Rua Assis Brasil com a Avenida Alcântara e Rua Amalie Thon, 50 – bairro Canudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário