quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Novo Hamburgo mobilizará comunidade em nova campanha contra a dengue



A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), começará uma nova campanha no objetivo de manter a cidade livre da dengue. Inicialmente, as ações serão feitas nos bairros Canudos e Roselândia. As medidas dão início a uma série de mobilizações que se realizarão gradativamente em diferentes regiões do Município, que está livre do foco do mosquito Aedes aegypti há dois anos. A primeira atividade, “Canudos Contra a Dengue”, ocorre na quarta-feira, dia 12 de janeiro, a partir das 13h, na Praça Centenário.



As ações serão desenvolvidas com foco no perfil de cada bairro. Em cada atividade, 30 agentes farão panfletagem e prestarão informações à comunidade não apenas sobre a dengue, mas também sobre prevenção a outras doenças e demais temas ligados à saúde. Os profissionais ainda visitarão moradores para passar dicas de combate ao mosquito. Em uma barraca que será instalada em cada ação, a população também poderá conferir amostras das larvas do inseto transmissor com uso de microscópio e saber mais sobre os serviços prestados pela SMS. Conforme a secretária municipal da Saúde, Clarita de Souza, a mobilização de toda comunidade hamburguense deve ser contínua. “Temos agentes em cada casa e esses agentes são os moradores. Todos precisam fazer sua parte para mantermos o Município sem registros de focos do mosquito”, afirma.



A coordenadora da Vigilância em Saúde, Solange Shama, destaca que as ações começam em uma época que favorece o desenvolvimento do mosquito. “O calor e a umidade são condições que ajudam na proliferação de larvas. Por isso, temos que estar sempre atentos”, salienta. Além disso, Solange destaca que enquanto Novo Hamburgo não tem registro de focos do mosquito, municípios da Região Metropolitana têm apresentado laudos que confirmam a presença do inseto transmissor. “Isso nos deixa em alerta máximo”, reforça.



Para complementar as ações que começam dia 12 de janeiro, a SMS também ampliará a cobertura das atividades nas residências. A meta é de que, pelo menos, 10% dos domicílios de Novo Hamburgo sejam visitados na primeira etapa da campanha. Armadilhas contra o mosquito transmissor da dengue já estão instaladas em diversos pontos da cidade, principalmente no bairro Santo Afonso e em toda a extensão da BR-116 na área que corresponde ao Município.



Calendário das ações

Canudos Contra a Dengue

- Dia 12 de janeiro, 13 horas, na Praça Centenário

- Dia 19 de janeiro, 13 horas, na esquina da Estrada Vereador Oscar Horn com a Rua Ícaro



Roselândia Contra a Dengue

- Dia 26 de janeiro, 13 horas, na esquina das Ruas Benjamin Altmayer e João Alfredo Kraemer

Nenhum comentário:

Postar um comentário