sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Canil recolheu mais de 1,8 mil animais em 2010




De janeiro a dezembro de 2010 o Canil de Novo Hamburgo – Centro Municipal de Proteção aos Animais (CEMPRA) - registrou o recolhimento de um total de 1.886 cães e gatos. No mesmo período, 1345 foram doados. Atualmente, 300 animais aguardam por um novo lar. Este número, segundo a veterinária responsável pelo CEMPRA, Deise Heck, costuma aumentar com a chegada do verão e do período de férias. “Muitos abandonam seus bichos de estimação nesta época por conta de viagens e há aqueles que se desfazem das fêmeas grávidas, para não se responsabilizarem pelos filhotes”, explica.

De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fixado entre a Administração e o Ministério Público, o espaço não pode abrigar um número superior a 250 cães e 100 gatos. O documento prevê também uma multa de R$ 2 mil reais, por cada animal excedente. “Este é um dos motivos pelo qual o canil precisa do apoio constante da comunidade para adoção e também para a posse responsável”, aponta o assessor executivo da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), Fernando Marco.



Programa de castração foi ampliado

Durante o ano passado, a SEMAM, encarregada da manutenção e conservação do canil, expandiu o programa de castração, uma iniciativa que procura minimizar a procriação de animais de rua e também possibilitar que pessoas de baixa renda realizem a esterilização de seus mascotes. No final de 2010 foram contabilizados um total de 1.138 cães e gatos castrados. Destes, 431 foram do programa de baixa renda e 81 de animais de rua, posteriormente devolvidos ao local onde vivem. A SEMAM pretende ampliar ainda mais o programa em 2011.



Nova fossa evitará problemas de vazamento



Com a instalação de uma nova fossa na sede do canil, a Prefeitura, por meio da SEMAM, pretende evitar problemas como vazamentos e mau cheiro. Bastante requisitada pela comunidade do entorno, a obra substitui o antigo equipamento, que não era suficiente para dar conta da vazão dos resíduos oriundos da limpeza dos canis e gatis.



São serviços oferecidos pelo CEMPRA:



• Doação de animais castrados.

• Serviços de castração de animais para famílias com baixa renda.

• Recolhimento de cães e gatos doentes e atropelados que estão na via pública.

• Atendimento a denúncias de maus tratos.



Endereço:

O Canil Municipal está localizado na Rua Antônio Kroeff, nº 375, bairro Santo Afonso.

Contato: 3586-1880

Horário de atendimento (janeiro e fevereiro): Segunda a sexta, das 12h às 17h.

Denúncias e informações: canil@novohamburgo.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário