terça-feira, 30 de novembro de 2010

Feevale conta com Estação Meteorológica

Universidade Feevale conta com Estação Meteorológica
Dados coletados estarão à disposição da comunidade a partir de fevereiro de 2011



Neste mês, foi instalado no prédio Verde, no Campus II da Universidade Feevale, uma Estação Meteorológica. O material consiste em equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos, tais como: temperatura do ar, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica, entre outros.


A estação meteorológica instalada na Universidade Feevale possui medidores de precipitação pluviométrica, temperatura interna e externa, umidade relativa do ar, anemômetro (velocidade do vento), direção do vento, temperatura aparente do vento (wind chill - sensação térmica), ponto de orvalho (dew point) e pressão barométrica. A estação possibilita, também, a previsão do tempo para 12/24 horas, em um raio de 32 a 48 quilômetros.


Conforme o professor Carlos Nascimento, a demanda surgiu do monitoramento realizado pelo projeto de ensino multidisciplinar "Prointer Feevale", que reuniu alunos dos cursos de Engenharia Química, Design e Ciências Biológicas. Um dos trabalhos desenvolvidos por esse projeto foi o monitoramento da quantidade de água da chuva possível de ser coletada para a utilização na rega de plantas e descargas de banheiro, pelas áreas impermeabilizadas no Campus II. Para a obtenção de dados que pudessem contribuir para a viabilidade financeira desse trabalho, constatou-se que a Estação Meteorológica é o instrumento ideal.


Nascimento comenta que também contribuiu, para a aquisição do equipamento, a importância desses dados para a pesquisa e o monitoramento ambiental. "A sociedade local é beneficiada, pois passa a ter acesso a essa importante ferramenta, que poderá auxiliar na agricultura, drenagem urbana e até no abastecimento de água, já que as chuvas são determinantes para o nível do rio dos Sinos," explica o professor.


Nos primeiros meses, a Estação Meteorológica estará em fase de testes. A partir de fevereiro de 2011, os dados coletados estarão à disposição de todas as áreas de conhecimento e também da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário