terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mulheres da paz

Moradoras do bairro Santos Afonso serão Mulheres da Paz


O problema da violência urbana assusta comunidades em diversas cidades. No bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, 100 mulheres estarão tentando mudar essa realidade a partir do ano que vem. Elas serão as Mulheres da Paz, um grupo que busca construir e fortalecer redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens.

A pensionista Tereza dos Santos de Carmo, 58 anos, é uma das pessoas dispostas a ajudar. Ela foi até a base do Pronasci realizar seu cadastro no programa. Com apenas o CPF, RG e comprovante de residência, a moradora do Santo Afonso desde 1986, conseguiu se candidatar a uma vaga. Ela se diz preparada para atuar no projeto. “Sempre gostei de realizar trabalhos voluntários e atender as pessoas que necessitam de alguma ajuda”, explicou Tereza.

Quem deseja fazer como Tereza tem até o dia 26 de novembro para se dirigir a Base do Pronasci, na Rua Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso, e levar os documentos mencionados. Além disso, é necessário ser moradora do bairro Santo Afonso, possuir renda familiar de até dois salários mínimos mensais, e ter cursado no mínimo até a 4º série. As 100 mulheres selecionadas receberão uma Bolsa-Auxílio de R$ 190,00 mensais.



O projeto

O Mulheres da Paz faz parte do Território de Paz, projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo, realizado por meio da Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A ação voltada para as mulheres é dirigida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (Mulher). As selecionadas para participar serão capacitadas para agir na prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens. Elas identificarão jovens em situação de risco que serão encaminhados para cursos e atendimento.

Desde o lançamento, são quase 140 mulheres inscritas, porém a meta é cadastrar 200 candidatas para realizar a seleção das 100 que farão os cursos de capacitação e atuarão diretamente com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário