quarta-feira, 5 de maio de 2010

Anelise Kunrath - Museu Odilo Friedrich

TRIUNFO







Bom Jesus do Triunfo é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Está situado numa colina,  igual a Santo Amaro do Sul e Rio Pardo, pois sua função era , também, de fortalezas avançadas e proteção dos rios navegáveis( Jacuí e Taquarí), e assim consolidar os territórios conquistados mediante o Tratado de Madri, assinado em 1750.


Triunfo, apesar de abrigar o poderoso Pólo Petroquímico, permanece sendo uma cidade pacata, na confluência desses dois rios. A cidade conserva as suas edificações de arquitetura colonial e açoriana, conferindo um visual encantador ao "Centro Histórico". Muitos prédios históricos estão sendo preservados e utilizados como dependências de serviços públicos do município, tais como: prefeitura municipal, biblioteca pública, teatro municipal, hospital e secretarias.

Destacam-se a igreja matriz de Bom Jesus fundada em 1754 e a casa onde nasceu o herói farroupilha Bento Gonçalves da Silva, em 1788.

Consta que a câmara de vereadores se assemelha, em tamanho, a de Porto Alegre, cuja a população é 75 vezes maior do que a de Triunfo.

O Pólo Petroquímico gera cerca de 3,5% da riqueza do Estado, constituindo um dos mais qualificados, e importantes, e promissores empreendimentos da América Latina.

Entretanto na periferia e nas populações ribeirinhas percebe-se ainda uma forte carência, impedindo aí o desfrute de uma qualidade de vida condizente com os resultados econômicos produzidos pelos enormes investimentos em infra-estrutura empresarial e sofisticadas tecnologias exigidas pelo Pólo . Talvéz fosse lícito esperar , que os vultosos rendimentos auferidos beneficiassem também os municípios vizinhos, e as populações mais necessitadas ...

Após nossas visita à Triunfo, atravessamos o rio Jacuí , de balsa para São Jerônimo, com destino Santo Amaro do Sul , distrito de General Câmara.



Nosso Rio Grande é muito lindo!

Procure conhecê-lo mais!



Odilo Friedrich e Anelise Kunrath

www.odilofriedrich.blogspot.com

www.museufriedrich.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário