domingo, 15 de novembro de 2009

Videocirurgia oferece serviço rápido e eficiente aos pacientes do Hospital Municipal

O serviço de videocirurgia oferecido pelo Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) está se consolidando como uma técnica eficiente para a realização de cirurgias. Desde que foi inaugurado, no dia 5 de setembro, 23 pacientes já foram beneficiados pelo método. Até agora, todas as intervenções tiveram êxito e os pacientes se recuperaram rapidamente. Ao contrário do que ocorreu na administração anterior, o equipamento continua sendo utilizado após a inauguração. A operação mais recente ocorreu na manhã desta sexta-feira, 13 de novembro, e o paciente passa bem. A sua alta está prevista para este sábado, dia 14.

Conforme a Coordenadora do Centro Cirúrgico do HMNH, Solange Farias Dias, nenhum dos 23 pacientes ficou internado por mais de um dia. "A recuperação é muito rápida e os riscos de infecção são mínimos. Passado o período de recuperação, que é de um dia para o outro, o paciente sai caminhando normalmente", explica. De acordo com ela, no método convencional, os médicos tinham que fazer uma incisão maior no abdômen do paciente. Agora, dependendo dos casos, com a utilização do vídeo, é necessário fazer apenas três pequenas incisões de um centímetro cada. Uma para a introdução da câmera e as outras duas para a entrada de pinças. As videocirurgias são realizadas em caráter de emergência, urgência e eletivas.

O equipamento necessário para a realização deste novo método de cirurgia custou R$119.500,00. Ele foi adquirido em dezembro de 2004 e havia sido usado apenas uma vez, de forma experimental. Desde então, ele permaneceu encaixotado (por motivos ainda não esclarecidos) até a atual Administração ativar o serviço. Para isso, foi necessário comprar um armário móvel de aço, que custou R$ 1.728,00 e que está sendo utilizado para abrigar e transportar o conjunto de aparelhos utilizados nas vídeocirugias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário