quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Novo Hamburgo vive Dia Mundial do Xadrez




A Secretaria de Educação e Desporto (SMED) de Novo Hamburgo transformou a paisagem do Centro da cidade nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, data comemorada mundialmente como o Dia do Xadrez. Centenas de estudantes das escolas públicas e privadas se reuniram no Calçadão Oswaldo Cruz e no Centro Municipal de Xadrez, que fica no Espaço Cultural Albano Hartz, para participar de torneios e afiar o raciocínio. Conforme Tarcísio Zimmermann, o xadrez é uma grande ferramenta no desenvolvimento do saber. “Um bom enxadrista planeja todo o jogo na cabeça mesmo antes dele iniciar a partida”, afirma o prefeito, alegando que o evento é uma oportunidade especial para os jovens se tornarem mais sábios.

Para o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, as atividades colocam o Município no circuito nacional nessa modalidade esportiva. “Celebrar o Dia Mundial do Xadrez com um evento dessa magnitude demonstra o envolvimento da comunidade neste jogo milenar.” Carabajal lembrou que um exemplo do reconhecimento do trabalho desenvolvido no Município se dará com a realização dos jogos Pan-americanos de Xadrez em 2010, que ocorrerá em Novo Hamburgo. Além disso, Carabajal salientou que o programa de Xadrez Escolar está inserido em mais de 46 escolas municipais, atendendo cerca de 10 mil estudantes.

Durante todo o dia cerca de 240 estudantes participaram de torneios e amistosos, simultâneas e outros desafios que envolvem o xadrez. Desde às 9 horas, os jovens enxadristas competiram na Final do Circuito Rede Municipal. Cada um deles conquistou uma das 140 vagas nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16 do torneio em competições regionais. Outras 100 crianças participaram do Torneio Aberto de Escolares, que reuniu estudantes das escolas públicas e privadas do município. Na noite o destaque foi o Torneio Aberto, destinado a todos os hamburguenses interessados na prática do xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário