sábado, 21 de novembro de 2009

Novo Hamburgo decreta situação de emergência

Novo Hamburgo decretou situação de emergência nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, devido aos danos causados pela chuva que atingiu a região durante essa semana. Com isso, a Prefeitura irá receber materiais para auxiliar a comunidade que sofreu com os estragos causados pelo mau tempo. A Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) e Guarda Municipal, está em alerta para atender os hamburguenses nesse final de semana em função da previsão de mais chuva.

As equipes da Prefeitura trabalharam nessa sexta-feira no corte e recolhimento das árvores que caíram, na desobstrução de vias, limpeza de boca de lobo e locais onde houve deslizamento de terras. Além disso, as equipes continuam mantendo contato com as famílias que tiveram suas casas destelhadas. “O que mais nos preocupa é o vendaval, pois o Rio dos Sinos não tem causado problemas”, explica o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias. O nível do Rio dos Sinos baixou oito centímetros desde quinta-feira, dia 19, e se estabilizou, medindo 6,54 metros no final da tarde de sexta-feira, dia 21.

A Defesa Civil contabilizou 100 casas atingidas pelo vendaval e 190 pelas cheias dos arroios. No Município, 15 famílias, totalizando 56 pessoas, estão abrigadas na Escola Municipal Harry Roth, no bairro Canudos. De acordo com o secretário da SEMOPSU, Lino De Negri, a secretaria contabilizou aproximadamente 290 ocorrências entre problemas de infiltração e entupimento de esgotos, deslizamento e remoção de terra, além da solicitação de recolhimento de aproximadamente 58 árvores e averiguação de 120 pontos de iluminação com problemas.

As pessoas que precisarem de auxílio podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (51) 9964-3889.

Nenhum comentário:

Postar um comentário