segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Prefeitura auxilia vítimas da enchente e trabalha na recuperação de estragos






A Defesa Civil de Novo Hamburgo esteve na manhã desta segunda-feira, dia 16 de novembro, nos bairros Canudos, Rondônia, Santo Afonso, Ideal e Petrópolis para verificar os estragos gerados pela chuva que atingiu a região nos últimos dias. Desde sexta-feira, dia 13, foram registradas dez ocorrências entre deslizamentos, desmoronamentos e infiltrações em diferentes pontos da cidade. O bairro Santo Afonso é mais atingido. Segundo o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e coordenador da Defesa Civil, Luiz Fernando Farias, 15 famílias da Vila Palmeira estão alojadas no ginásio da Escola Municipal Harry Roth, bairro Santo Afonso.

No sábado, dia 14, as famílias foram orientadas a deixar suas residências e buscar abrigo na escola, onde a Secretaria Desenvolvimento Social (SDS) colocou uma equipe formada por nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais dando todo o tipo de suporte. Segundo a sub-chefe da Defesa Civil, Inácia Wasem, somente no bairro Canudos, há registro de cinco pontos que necessitam de atenção. “Hoje pela manhã vistoriamos junto com um engenheiro da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), uma ponte entre a Avenida Alcântara e Valter Iselrad que ficou com sua estrutura comprometida devido ao grande volume de água que passou pelo Arroio Pampa”, explica ela lembrando que, a Diretoria de Trânsito (DITRAN) deve interditar a passagem de veículos no local.

Com trânsito em meia-pista no sentido centro-bairro desde sexta-feira, a Rua Sapiranga (próximo a Rua Mundo Novo), no bairro Canudos, precisou ser interrompida por duas horas para que a SEMOPSU removesse parte do aterro que invadiu a pista e bloqueou o passeio público. Em Lomba Grande, uma ponte na estrada da localidade de São Jacó, próximo a Igreja de Pedra, foi levada pela força da água. Assim, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está trabalhando para normalizar o trânsito na localidade, principalmente, para que os veículos não precisem alterar a rota para chegar até as escolas do bairro.

Para colocar a cidade em ordem, a Diretoria de Limpeza Urbana (DLIMP), no sábado, dia 14, com o auxílio de um caminhão pipa, lavou as ruas próximas a Estação Rodoviária Normélio Stabel. De acordo com o diretor Anílton Cezar Rodrigues, equipes de varredura estarão trabalhando neste início de semana para limpar todos os detritos deixados pela enxurrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário