sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Manifestação cultural dá início à Feira da Música do Sul


Gelson Oliveira abriu os shows do Guapos, Loucos e Letrados (Divulgação/Feira da Música do Sul)


Grupo Show faz agito cultural na abertura da Feira da Música do Sul ((Divulgação/Feira da Música do Sul)





Ao som do Grupo Show de carnaval da região metropolitana e em meio a performances sobre pernas de pau teve início, na noite desta quinta-feira (19), a primeira Feira da Música do Sul. A solenidade, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, contou com a participação do coordenador do Fórum de Economia da Cultura da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Ronaldo Zülke, do coordenador do Fórum Permanente de Músicos do RS, Moysés Lopes, e do prefeito da cidade, Tarcísio Zimmermann.

“A paixão pela música foi o que nos motivou a realizar esta Feira. E é desta paixão que falaremos nos próximos três dias de evento”, disse Moysés. Ronaldo Zülke ressaltou que não é possível pensar no futuro do Brasil e do Rio Grande do Sul sem levar em consideração as mais variadas formas de manifestação cultural que surgem constantemente. “Precisamos potencializar a produção cultural no nosso Estado e é por isso que eu espero que essa seja a primeira de muitas feiras que virão para o setor da economia da cultura”, projetou Zülke.

A primeira noite da Feira teve muita música. Depois do samba, personalidades da música popular urbana produzida no Estado nas últimas décadas subiram ao placo no espetáculo Guapos, Loucos e Letrados. Entre eles, Nei Lisboa, Beteto Alves, Gelson Oliveira e Hique Gomez. Em seguida o púbico teve a oportunidade de conferir uma das atrações internacionais da Feira. Manecas Costa, de Guiné Bissau, e Narf, da Galícia, apresentaram seu projeto “Aló Irmão”. No palco do andar superior da Fenac, mais de dez atrações da música nativista fecharam a primeira noite do evento.

Participaram, também, das primeiras atividades da Feira, a gerente da regional sul do Ministério da Cultura, Rosane D’alssasso, a representante da Funarte, Eulícia Esteves, o presidente da Fenac, Ricardo Michaelsen, além de representantes do Sebrae RS e de prefeituras da região do Vale do Sinos.

A Feira da Música do Sul tem programação até domingo, dia 22, com entrada franca para todas as atividades. O programa está disponível no site www.feiradamusicadosul.com.br.



Realização: GB Produtora

Parceiros: Assembleia Legislativa do RS, Fórum da Música do RS, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e Fenac

Apoio: BM&A, CEEE, Sebrae, BNDES, Unimed, Vonpar e Converse

Patrocínio: Petrobras e Eletrobrás

A Feira tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério

da Cultura.



Assessoria de imprensa – Juliana Thomaz

 imprensafms@gmail.com ou juthomaz75@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário