quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer




O DESCANSO SEMANAL






“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”

(Êxodo 20. 8-11, Bíblia Sagrada, Versão Almeida Revista e Atualizada).




Há duas semanas, em Novo Hamburgo, cidade onde moro, foi aprovada uma lei que restringe o horário de funcionamento dos supermercados, proibindo sua abertura aos domingos a tarde. As alegações que nortearam a sanção da lei foram basicamente duas: a concorrência desproporcional dos grandes mercados contra os pequenos e o descanso dos funcionários aos domingos para poderem ficar com a família. A maior parte dos funcionários que trabalha em supermercados tem suas folgas fora do fim de semana, quando, provavelmente, seus parentes (cônjuge, pais, filhos) estão trabalhando, privando-se assim aqueles da convivência familiar em seu dia de descanso. Houve muito barulho sobre essa questão, pessoas a favor, mas muitos contra. Os contrários alegam que isso é um retrocesso para a cidade, que gerará demissões, que inibirá novos investimentos. Os favoráveis dizem que a lei beneficiará os pequenos, os quais geram muito mais empregos no conjunto da categoria, e que permitirá aos funcionários o descanso e o lazer junto aos familiares. Desconsiderando questões políticas e mercadológicas, gostaria de refletir sobre o segundo motivo alegado para a lei: o descanso semanal.



Podemos observar que o 4º mandamento, reproduzido no topo desse texto, ordena que nos lembremos do dia de sábado, para guardá-lo e santificá-lo. Deus instituiu o sábado quando fez o mundo, pois como ele mesmo diz no mandamento, criou tudo que existe em seis dias e no sétimo dia descansou. No dia de sábado não devemos, conforme o mandamento, fazer nenhuma obra servil, e nem usufruirmos da obra de outros, a menos, claro, que seja uma emergência. O que Deus quis com esse mandamento foi fazer com que o homem tivessse um tempo na semana para que pudesse descansar e adorar o Criador. Que dos sete dias da semana, um dia o homem pudesse estar livre dos seus próprios interesses e se dedicar a Deus, aprendendo a Sua Palavra, louvando-o, e descansando nos Seus braços. No site http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap3_1949-051_po.html#OS_DEZ_MANDAMENTOS podemos verificar que, no artigo 2042 do catecismo católico, a igreja católica orienta que todas as ordens do 4º mandamento, referente ao sábado, seja executado no domingo, inclusive a de não trabalhar, logo, também não usufruir do trabalho de ninguém para que o seu irmão também possa descansar. Depois do artigo 2051 existe uma tabela que novamente nos mostra a mudança do dia de descanso constante no 4º mandamento bíblico (na primeira coluna), do sábado para o domingo (terceira coluna). Embora eu creia que o dia de descanso ordenado por Deus continue sendo o sábado, e que quem mudou esse dia para o domingo, segundo seu próprio catecismo, foi a igreja católica (isso sem nenhuma autorização bíblica), não entrarei nesse mérito no presente artigo. O que me espanta é que pessoas fiquem revoltadas com o simples fato de não poderem mais ir ao supermercado no domingo a tarde, não se preocupando nem um pouco com a convivência familiar daquele que trabalha no supermercado.



Confesso que quando eu ainda não tinha me convertido verdadeiramente a Jesus, e vivia como tantos cristãos por aí, também pensaria: “Ora, se não querem trabalhar no domingo, então mudem de emprego!” Hoje, me envergonho de saber que eu pensaria dessa forma caso o Senhor Jesus não tivesse perdoado meus pecados e transformado meu caráter. Tenho amigos que freqüentam a igreja adventista e admiro-os porque o dia de descanso para eles (o sábado) é verdadeiramente sagrado. Eles não dizem apenas que amam a Cristo, mas provam isso obedecendo aos Seus mandamentos. E assim como ele s não trabalham aos sábados, buscam, com toda sinceridade e dedicação, não usar nem um serviço de outra pessoa nesse dia, mesmo o trabalho de um incrédulo. Considerando a reação negativa a essa lei, começo a entender o porquê muitas pessoas acabam se perdendo da salvação divina. As pessoas não querem abrir mão de uma tarde de domingo por amor aos seus irmãos, imagina privar-se de interesses próprios durante todo o dia de sábado por amor a Deus? Aos que dizem que a lei é um retrocesso, eu questiono: Será que vale tudo pelo progresso? À pessoa que está indignada por não poder ir aos domingos à tarde ao supermercado, eu pergunto: O que você dirá a Deus quando ele cobrar de você o amor e a preocupação que você deveria ter com o seu irmão? Deus fez o mundo em seis dias, e você não consegue fazer compras em seis dias e meio? Ou é puro capricho, egoísmo e vaidade?



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário