sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mobilização une entidades no
combate à AIDS em Novo Hamburgo

Ronan Dannenberg
Tarcísio Zimmermann, Clarita de Souza, Pietra Príncipe e Solange Shama
durante a abertura oficial do Juntos na Luta Contra aAIDS

Uma grande mobilização teve início na quinta-feira, 1º de dezembro, unindo diversas entidades na ação Juntos na Luta Contra a AIDS em Novo Hamburgo. A abertura oficial ocorreu durante a manhã, na Praçado Imigrante, com distribuição de materiais informativos, brindes e preservativos, além das apresentações artísticas que o público pôde conferir. A atividade, coordenada pela ONG Equipe Voluntária Brasil (EVB), tem o apoio da Prefeitura, Ministério da Saúde, Universidade Feevale e Colégio Estadual 25 de Julho, e se estende até sexta-feira, dia 2.


Durante aabertura oficial, o prefeito Tarcísio Zimmermann enfatizou a necessidade da população se conscientizar sobre os cuidados em se prevenir contra a AIDS. “Não é por falta de informações e campanhas. Diariamente vemos mobilizações em todas as cidades e dados sobre a doença estão em qualquer lugar. Basta ter responsabilidade e se cuidar”, apontou. A secretária Clarita de Souza reforçou as palavras de Tarcísio, incentivando a comunidade a usar preservativo durante relações sexuais. “Se tivermos esse cuidado, com certeza os casos na cidade diminuirão. Temos que ressaltar que a AIDS não tem cura, sendo assim urgente que as pessoas se previnam”, ressaltou.


Em NovoHamburgo, são 1,6 mil pessoas atualmente em acompanhamento pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE). Somente em 2011, 156 pessoas foram notificadas portadoras do vírus HIV, sendo 75 contaminadas com a AIDS. “A incidência maior é na faixa entre os 20 a 49 anos. No entanto, temos registrado muitos casos de pessoasidosas com a doença”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Solange Shama.


A atividade contou também com a participação da apresentadora do Multishow, Pietra Príncipe, que tirou fotos, deu autógrafos e distribuiu preservativos. “Todo mundo sabe que sexo é muito bom, mas tem que se cuidar”, disse ela. O diretor-presidente da EVB, Steffan Nath, destacou que a participação de Pietra na campanha foi muito importante. “Precisamos cada vez mais conscientizar todos.Vamos estender nossas ações a profissionais de saúde e a escolas no objetivo de fazer com que o número de pessoas contaminadas reduza”, declarou.


O evento teve ainda com a participação da banda marcial Pequeno Príncipe, da Unidade de Referência de Assistência Social (URAS) MonteiroLobato, e do teatro Canal Livre da Guarda Municipal.


As ações no Município
Além das ações na Praça do Imigrante, outras iniciativas foram realizadas no Município. No dia 1º, preservativos foram distribuídos à população. No SAE, foram realizados testes de HIV em horários especiais. No Colégio 25 de Julho, alunos fizeram o Blitz da Prevenção nas sinaleiras próximas à escola e também uma mobilização coletiva no prédio da instituição. Na Feevale, funcionários da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizaram uma blitz em todos os departamentos dos campi 1 e 2. Completaram a mobilização no dia 1º intervenções nos bairros Santo Afonso e Canudos, com participação da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres (CMulher), Mulheres da Paz e Programa Primeira Infância Melhor (PIM). Já no dia 2, a EVB realizará a Blitz da Prevenção em bares e casas noturnas do Município. Todas as ações têm patrocínio de DKT International, Preservativos Prudence e Motel P90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário