terça-feira, 29 de novembro de 2011

Novo Hamburgo inicia plano
de economia de água


A falta de chuva e o excesso de consumo de água registrado durante o mês de novembro fez com que a Prefeitura e a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, iniciassem um processo de economia de água na cidade. Desde segunda-feira, dia 28 de novembro, o plano emergencial de racionamento de água está em vigor, realizando um revezamento entre cinco regiões do Município para regular a distribuição do serviço em frente a um quadro de estiagem que pode permanecer durante os próximos meses. Em uma entrevista coletiva na terça-feira, dia 29, o prefeito Tarcísio Zimmermann e o diretor presidente da Comusa, Mozar Dietrich, detalharam o processo que vai influenciar no abastecimento de segunda à sexta-feira, deixando o serviço normalizado nos finais de semana.


Conforme Tarcísio, essa é uma situação inusitada e não enfrentada por Novo Hamburgo há muito tempo. “Por isso, todos nós teremos que ter cuidado nessaestratégia de manter o serviço para toda a cidade”, citou. E comoa água é um bem de todos, é necessário que a população auxilie e fique engajada, evitando desperdícios e o mau uso da água. Esta semana, o Rio dos Sinos atingiu a marca de de 2,13 metros abaixo da margem normal, o menor índice da história para esta época. Além disso, conforme Dietrich, no mês de novembro o nível do vem caindo de 5 a 6 centímetros por dia. Outro agravante foi o registro de um consumo acima da média diária nas residências: quase 70% a mais em economias que mantinham uma média mensal de mil litros por dia.


Com isso, uma série de medidas foram tomadas com o intuito de racionalizar o consumo. Arrozeiros, por exemplo, estão impedidos de fazer bombeamentos de água para suas lavouras. Em casa, os cidadãos também devem fazer sua parte, tomando banhos menos demorados, não lavando calçadas ou telhados com mangueiras e não deixando pias e torneiras abertas.


Rodízio entre bairros
Para evitar maiores problemas com abastecimento de água em Novo Hamburgo, a Comusa optou pelo racionamento e o revezamento de suspensão nos serviços entre as 22 horas até as 4 da manhã, dividindo a cidade em cinco regiões(setores). “Com isso buscamos a continuidade da água e interferir o mínimo possível na rotina da população”, explica Dietrich. Medidas punitivas estão descartadas inicialmente, mas poderão ser revistas caso haja um aumento excessivo do gasto de água. Confira abaixo o quadro de racionamento de água, por ordem crescente de dia da semana (segunda à sexta-feira). Dependendo do nível dos reservatórios, poderão ser interrompidos dois setores por noite e a população será avisada com antencedência.


Setor1: bairros Santo Afonso (exceto imediações da Rua Guia Lopes), Industrial, Liberdade, Ideal (parcial), Rio Branco, Vila Rosa(parcial) e Rincão (lado direito da BR-116 no sentido norte).


Setor2: bairros Vila Nova (parcial), Guarani (parcial), Kephas, Canudos(do norte até a Rua Oslo), São José e São Jorge.


Setor3: bairros Centro, Ouro Branco (parcial) e Canudos (do sul até a Rua Oslo).


Setor4: bairros Primavera, Boa Saúde, Petrópolis, Rincão (do lado esquerdo da BR-116 no sentido norte), Roselândia e Ideal (parcial).


Setor5: Bairros Jardim Mauá, Operário, Vila Nova (parcial), Guarani(parcial), Boa Vista, Hamburgo Velho, Rondônia e Ouro Branco(parcial).


Ações imediatas
Equipes da Comusa estão sendo orientadas para identificar e alertar situações em que se verificam gastos excessivos e abusivos de água, como lavagem de calçadas, muros, casas, telhados, carros, regas de jardins, com o objetivo de buscar a conscientização e colaboração de todos. Além disso, será organizado um Dia de Mobilização para conscientizar sobre a importância de utilizar a água de forma mais racional. Esta ação se dará junto às escolas, associações demoradores, comunidade em geral. A Comusa já tem uma equipe noturna de consertos de redes para sanar imediatamente qualquer vazamento que ocorrer durante todas as horas do dia.


Dicas para não gastar água
-Não varrer as calçadas com mangueiras e sim com vassouras;
-Não lavar calçadas, paredes, casas, telhados, grades com água potável;
-Não lavar carros com mangueira e com água potável;
-Não regar gramados e jardins, ou utilizar água das máquinas de lavar roupa/tanques para essas regas
-Evitar tomar banhos demorados, desligando o chuveiro enquanto ensaboar-se
-Desligar as torneiras enquanto escovar os dentes, fazer a barba, lavar louça
-Não lavar louças em máquinas de lavar louças ou esperar que tenha carga máxima antes de usá-la;
-Identificar e corrigir imediata e adequadamente todos vazamentos na casa. Para verificar se há vazamentos basta fechar o registro do hidrômetro e todas as saídas de água na casa. Se os ponteiros do hidrômetro continuarem a girar é sinal que há vazamentos.
-Todos devem informar imediatamente a Comusa em caso de vazamentos nas ruas ou calçadas, através do 0800 6000115 ou sitewww.comusa.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário