quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

MULHERES DA PAZ

Mulheres da Paz iniciam capacitação




“O nosso objetivo é tornar estas mulheres multiplicadoras do conhecimento adquirido na capacitação”. Com esta frase, a advogada Débora Perin definiu as aulas por ela ministradas no primeiro módulo do projeto Mulheres da Paz. Ela diz que as selecionadas estão bem motivadas e com vontade de mudar a realidade do bairro Santo Afonso, que já foi contemplado com o projeto Território de Paz, realizado pela Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) da Prefeitura de Novo Hamburgo. “Elas já passaram por diversas situações em suas residências e vivenciam isto na comunidade, portanto, há o desejo de mudar e erguer uma bandeira de paz no bairro”, explica Débora.



A capacitação das 100 mulheres iniciou na segunda-feira, 6 de dezembro, e os assuntos estão divididos em quatro módulos que abrangem acesso a justiça, direitos humanos, informática, Lei Maria da Penha e apoio psicossocial. Ao todo são três turmas, sendo uma pela manhã e duas na tarde. Além da bolsa auxílio de R$ 190,00 mensais, as mulheres receberam apostilas explicativas sobre os assuntos abordados. Segundo a coordenadora do projeto Mulheres da Paz, Elanice Lambertes, a intenção é que as selecionadas, após um recesso devido ao Natal e ao Ano Novo, voltem já em janeiro para começarem a seleção dos jovens que integrarão o Protejo. “O atendimento aos jovens será intenso, e as mulheres continuarão recebendo capacitações para não estagnarem seu conhecimento”, afirmou a coordenadora. O Protejo é outro programa do Território de Paz. Ele buscará jovens em situações de violência e vulnerabilidade social para que possam integrar cursos profissionalizantes, oficinas e receber um atendimento qualificado para superar as dificuldades.



O projeto

O Mulheres da Paz faz parte do Território de Paz, projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo, realizado por meio da Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e demais coordenadorias. A ação voltada para as mulheres é dirigida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (Mulher). As selecionadas para participar serão capacitadas para agir na prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens. Elas identificarão jovens em situação de risco que serão encaminhados para cursos e atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário