domingo, 5 de dezembro de 2010

MULHERES DA PAZ

Bairro Santo Afonso conhece as Mulheres da Paz




“Sou da paz, eu gosto da paz e gosto de levá-la para os outros”. Esta frase e um sorriso no rosto foram as demonstrações de alegria de Loíde Garcia da Costa, de 65 anos, ao saber que foi selecionada para ser uma Mulher da Paz. Ela já desenvolve um papel social conversando com os hamburguenses que estão em situação de risco. Agora, juntamente com mais 99 mulheres, atuará na prevenção da violência junto à comunidade do bairro Santo Afonso em busca de um Território de Paz.

Na sexta-feira, dia 3 de dezembro, foram divulgadas as 100 moradoras selecionadas para integrar o projeto Mulheres da Paz, que faz parte do Território de Paz, projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo, realizado por meio da Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Sandra de Fátima Silva Sampaio, de 28 anos, também foi selecionada. “Já tive marido agressivo e agora posso ajudar as pessoas para que elas não passem por isso”, confessa. As 215 mulheres inscritas passaram por uma seleção que deu preferência àquelas com situação de conflito em violência. A partir de segunda-feira, dia 6 de dezembro, as 100 Mulheres da Paz serão capacitadas para atuar junto à comunidade a partir do próximo ano. Após o curso, elas receberão uma bolsa-auxílio de R$ 190,00.



Mulheres serão capacitadas

A capacitação das Mulheres da Paz inicia na segunda-feira, dia 6 de dezembro. As 100 selecionadas foram divididas em três turmas, uma com curso pela manhã e duas à tarde. No primeiro dos quatro módulos do curso elas irão aprender sobre as ações do Pronasci, acesso a justiça, direitos humanos, informática, Lei Maria da Penha e apoio psicossocial. As aulas acontecem das 8 às 11 horas para a turma da manhã e das 14 às 17 horas para os outros grupos na Base Pronasci (Rua Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário