terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Professores concorrem a cargos de diretores nas escolas municipais

Professores concorrem a cargos de diretores nas escolas municipais



O processo de eleição para a escolha de novos diretores das escolas municipais já possui suas chapas definidas. Ao todo são 92 candidatos inscritos em 69 instituições de educação do Município. Do total de 76 escolas, 48 possuem apenas um candidato, em outras 20 o cargo é disputado por duas chapas, e, em apenas uma há quatro pretendentes. Duas escolas não terão pleito, por não terem chapas inscritas e outras cinco não participam do processo eleitoral por serem dirigidas pela Associação Evangélica de Ação Social (AEVAS).

Nas unidades educacionais que possuem apenas uma chapa inscrita, o processo eleitoral servirá para confirmar a aprovação – ou não - da comunidade escolar ao candidato. Para vencer, a chapa precisa ter a maioria simples dos votos. Nos casos das instituições que não possuem candidatos, o novo diretor da escola será designado pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Para poder disputar o cargo de diretor de escola, os professores precisaram preencher alguns critérios. Entre eles, ter formação superior ou estar cursando, pelo menos, o 6º semestre em qualquer licenciatura, ser concursado municipal e não estar em estágio probatório, e estar vinculado na escola até o dia do início do processo eleitoral. As chapas são formadas por um candidato a diretor. Nas escolas que possuem mais de 600 estudantes, elas são compostas por diretor e vice-diretor, ou ainda, nas unidades que possuírem Educação de Jovens e Adultos (EJA), a chapa terá três representantes, sendo um diretor e dois vice-diretores.



Escolha

O próximo passo no processo eleitoral é a campanha. Ela iniciou no dia 28 de novembro e segue até o dia 13 de dezembro. A votação ocorrerá no dia 14 de dezembro, entre as 8h30 e 19h30 (20h30 para escolas que possuem aulas noturnas), e será realizada de forma facultativa, direta, secreta e intransferível. No dia da eleição, apenas os funcionários e professores concursados, alunos com 12 anos ou mais e um pai ou responsável por cada estudante terá direito a voto. A eleição será válida quando houver mais de 50% de participação dos professores e funcionários e 30% do segmento dos pais e estudantes. A apuração dos votos será feita imediatamente após o término do processo eleitoral. Vence a chapa que tiver a maioria simples dos votos. Os diretores e vice-diretores eleitos tomam posse no último dia letivo deste ano. O mandato é válido por dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário