segunda-feira, 16 de julho de 2012

Projeto VER-SUS inicia em Novo Hamburgo

Renata Arteiro
 Grupo de estudantes teve sua primeira reunião comrepresentantes da Secretaria de Saúde (SMS) e Universidade Feevale.

A partir de terça-feira, 17 de julho, estudantes da área da saúde do Rio Grande do Sul passarão a conhecer de perto o Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo. Iniciam nesta data as visitações do projeto VER-SUS, iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, que vai oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no SUS com duração de 15 a 20 dias. Serão sete universitários de áreas como Medicina, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Saúde Coletiva, Serviço Social e Fisioterapia que irão passar por locais como Unidades de Saúde da Família (USF), Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Espaços de Atendimento Social, Centrode Atenção Psicossocial, entre outros. Uma reunião realizada na segunda-feira, 16 de julho, deu início aos trabalhos.


Durante todos as visitas, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde(SMS), irá acompanhar os estudantes e preparar os locais que irão recebê-los. “Novo Hamburgo se preparou para este projeto e todosos espaços estão programados para atender os jovens”, declarou o representante da SMS no programa, Florizeu Campos.  A Universidade Feevale também fará parte do projeto como apoiadora, auxiliando os estudantes das demais instituições de ensino. A universitáriaVanessa da Rosa Guerra, de 21 anos, que estuda saúde coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se candidatou para participar do VER-SUS para conhecer o sistema que ela trabalhará num futuro próximo. “Eu quero ter essa vivência antes de me formar, e isso será uma experiência válida para a minha carreira”, contou.


Ao final da iniciativa, os participantes confeccionarão um relatório onde constarão as suas percepções dos locais visitados e também sugestões para a melhoria dos atendimentos e espaços. “Além de beneficiar o aluno, que passa a ter uma vivência nos espaços públicos de saúde, será um ganho para o Município, porque poderemos com a ajuda deles, detectar problemas e aprimorar o sistema”, ressaltou Campos. As visitações iniciam na manhã de terça-feira, 17 de julho, quando os grupos conhecerão o trabalho da Unidade de Saúde da Família (USF) Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos. A visita ocorre às 9 horas. Em Novo Hamburgo o programa ocorre até o dia 24 de julho, com o encerramento e entrega do relatório final para a Prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário