sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIRETO DE MOÇAMBIQUE


"Precisamos de acelerar o processo de desenvolvimento"


Moçambique: Luísa Diogo reconhece desafio das mulheres

MaputoLuísa Diogo, antiga Primeira-ministra de Moçambique, à nossa reportagem, à margem do simpósio sobre inclusão da mulher.

Luísa Diogo reconheceu, depois do encontro, que o grande desafio das mulheres é a continuação do trabalho desenhado: «o grande desafio é o trabalho aqui iniciado e a implementação das recomendações saídas do encontro.

Nós somos muito bons em fazer o diagnóstico e a definir as soluções mas depois não avançamos para a implementação. Portanto, temos que estar mais atentos para assegurar que a implementação encoraje todos nós a continuarmos a investir em trabalhos dessa natureza», referiu a ex-Chefe de Governo.

Luísa Diogo destacou as recomendações feitas no encontro sobre os diferentes problemas que a mulher enfrenta: «Cada um de nós deve desenvolver esforços no sentido de procurar soluções em relação aos problemas que afectam as mulheres moçambicanas. Por exemplo, o acesso ao crédito bancário. Trata-se de uma questão comum na nossa sociedade, afectando mais a mulher do que o homem e aqui devemos identificar as questões específicas para podermos encontrar soluções».

Para Luísa Diogo, os bancos devem abrir janelas específicas e créditos para mulheres e o mais importante é o envolvimento da própria mulher na busca das soluções para os seus problemas.

Apesar da auto-crítica, Luísa Diogo reconheceu que a mulher moçambicana está a ganhar seu espaço na sociedade, embora paulatinamente: «Só que precisamos de acelerar mais porque o processo de desenvolvimento é rápido, os mega-projectos estão aí, e o mais importante ainda é fazermos algo para melhor acompanhar e participar no processo de desenvolvimento do país».

Por: Jorge Mirione



Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário