segunda-feira, 9 de abril de 2012

NOLTÍCIAS DA ASSINTECAL

Toda indústria deve ter desoneração na folha até 2014, diz Pimentel
Governo anunciou terça desoneração na folha de mais 11 setores.

Ministro afirmou que medidas devem ser tomadas 'cautela
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou nesta quarta-feira (4) que o objetivo do governo é desonerar a folha de pagamento de todo o setor industrial até 2014. A afirmação foi feita um dia após o Planalto anunciar medidas de estímulo à competitividade da indústria nacional.

“Eu acho que o objetivo nosso é chegar até o final do mandato (da presidente Dilma) com a folha de pagamento do setor industrial brasileiro inteiramente desonerada”, disse o ministro no Palácio do Planalto nesta tarde, ao participar do Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas.

Ele acrescentou que a desoneração tem que ser realizada “cautelosamente”. “Esse é um governo que prima pela austeridade fiscal. Agora, está sendo feito. Não entender isso é ter muita má fé na análise”, declarou.Pimentel defendeu-se ainda das críticas de que parte das medidas anunciadas nesta terça-feira (3) não são inéditas. “O que nós fizemos ontem foi consolidar num anúncio único medidas novas e outras que estão em andamento”.

Onze novos setores foram incluídos pelo governo para desoneração da folha, totalizando 15. Esses setores ficam isentos de contribuir para a Previdência, passando a ser tributados em 1% a 2% sobre o faturamento.

A desoneração representará uma renúncia fiscal (recursos que deixarão de ser arrecadados) de R$ 7,2 bilhões por ano, segundo o Ministério da Fazenda. O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que o pacote de estímulos ao setor produtivoenvolve R$ 60,4 bilhões em recursos.

“A desoneração efetiva, ela não pode ser zero, porque nós temos de custear a Previdência, mas se vocês viram as contas ontem, as tarifas de equilíbrio, as tarifas médias em torno de 2,5%, 3%, 4% e a tarifa da indústria é 1%. Então há uma muito efetiva”, disse Pimentel.

Autor/Fonte: ExpressoMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário