quarta-feira, 7 de março de 2012

4ª Semana da Mulher promove
show de jazz e lançamento de livro

Mônica Bortolotti
Ivone Pacheco e Henrique Schneider durante oshow da 4° Semana da Mulher de Novo Hamburgo,
após o evento aparceria continua com uma turnê por vários países vizinhos


“Assim como a luta contra a homofobia não é uma causa apenas dos homossexuais, assim como a luta contra o racismo não é apenas dos negros, a luta pelos direitos da mulher não é apenas das mulheres, mas de todos”. Com essa frase, o escritor Henrique Schneider abriu o showViagem da artista Ivone Pacheco, conhecida como a “Dama do Jazz”, na noite do dia 6 de março, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, em Novo Hamburgo. A apresentação promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher (CMulher), foi umadas atrações da 4ª Semana da Mulher do Município.


Com a casa cheia, o evento também foi escolhido para ser palco do lançamento do livro “Mulher – Feminino, Singular”, da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos (ALVALES). A publicação conta com a participação de 24 escritores, que entre uma página e outra, descreveram poemas, crônicas e versos livres sobre as mulheres. Para a coordenadora do livro, Renate Gigel, escrever sobre o gênero feminino requer dedicação. “Desenvolver uma obra com este tema é colocar nas linhas o que as mulheres sentem. Nós tínhamos esta vontade e esta publicação foi uma oportunidade para isso”, revelou a escritora, de 64 anos.


Entre um poema, uma crônica e uma canção de jazz, o evento desta couatrações para todos os públicos. A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, acredita que ao realizar uma semana para as mulheres de Novo Hamburgo, é necessário falar de prevenção e de violência, mas também mostrar um lado cultural. “Esta noite é para evidenciar os destaques que temos no Município, como na literatura, e também trazer uma mulher que se destacou na música, como a Ivone Pacheco. Com isso, mostramos os avanços que já tivemos ao longo dos anos. Elas são exemplos disso”, comentou a coordenadora.

Mônica Bortolotti
 Parte do grupo dos 24 escritores do livro“Mulher – Feminino, Singular” com a coordenadora da CMulher,
Fátima Fraga (terceira da direita para a esquerda, durante lançamento do livro
e também no show de Ivone Pacheco e HenriqueSchneider

O show
A parceria entre o escritor Henrique Schneider e a cantora IvonePacheco mostra que literatura e música caminham juntas. Durante 50 minutos de show, Schneider leu e interpretou alguns dos pequenos contos que escreve desde 2003 no jornal ABC Domingo, enquanto Ivone, nos seus 84 anos, revela porque é considerada um dos grandes nomes da música gaúcha. Para quem foi conferir o show, pode confirmar o porquê do sucesso dos dois artistas. Foi o caso de Maria Cristina Aquino, que acompanhou cada verso e canção. “A noite está linda e agradável. É muito bom poder ser expectadora de um show como esse e ainda presenciar o lançamento de um livro que também faço parte”, destacou.



Um comentário: