terça-feira, 6 de março de 2012

Desfile de Carnaval contagiou
o público em Novo Hamburgo



Com muita animação e samba no pé, as escolas Aí vem os Marujos, Portela do Sul, Império da São Jorge, Cruzeiro do Sul e Protegidos da Princesa Isabel animaram a noite de mais de 15 mil pessoas que foram até a Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira conferir o Desfile Oficial de Carnaval de Novo Hamburgo, no sábado, dia 3 de março. Antes das cinco escolas entrarem na avenida, o prefeito Tarcísio Zimmermann lembrou que o evento marcou a inauguração da nova iluminação da Pista de Eventos. “Investimentos na nova iluminação para deixar a festa mais bonita”, afirmou. Além disso, o chefe do executivo entregou uma placa em homenagem à memória de Sebastião Antônio Flores, um dos fundadores da escola Protegidos da Princesa Isabel.


Os primeiros a pisar na avenida foram a Banda Mirim e os blocos das Secretarias da Saúde(SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS). Os participantes do bloco da Saúde entregaram preservativos para o público nas arquibancadas elevaram faixas de conscientização contra o uso de drogas e álcool. Já o bloco da SDS desfilou com roupas customizadas na Fábrica da Cidadania e com a participação de catadores, integrantes do Programa CataVida.


Em seguida foi a vez das cinco escolas entrarem em ação. Neste ano, quatro escolas concorrem ao título de campeã: Aí vem os Marujos, Portela do Sul, Império da São jorge e Cruzeiro do Sul. A escola Protegidos da Princesa Isabel fez uma participação especial no Carnaval hamburguense, pois participa do desfile de Porto Alegre. Para definir a campeã serão avaliados oito quesitos: bateria, harmonia musical, samba-enredo, tema-enredo, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria eadereços, evolução. A apuração dos resultados e entrega dos troféus ocorrerá na quarta-feira, 7 de março, às 19 horas, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112, Centro). Em Novo Hamburgo, o Carnaval é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com Associação Carnavalesca de Novo Hamburgo (ACNH).


Público participou sambando ou assistindo
“Muita academia e dieta balanceada”. Essa foi a receita da passista da escola Império da São Jorge, Luciane Gomes, 34 anos, para fazer bonito na Avenida. “Existe toda uma preparação, é um ano inteiro de sacrifício, mas que vale a pena quando o coração começa a disparar”, declarou. Já o casal de moradores do bairro Canudos,Adenilson de Moura, 33 anos, e Rosângela Stein, 45, prefere não desfilar. Eles chegaram cedo para garantir um bom lugar para assistiro evento. “Vim para cá, perto das 13 horas,  para conseguir um bom lugar. Amarrei minhas duas cadeiras com cadeado e fui embora”, falou Adenilson, entre risos, mostrando a corrente e o cadeado. Já Rosângela ressaltou a organização do evento. “Já venho há cinco anos assistir ao Carnaval, e esta vez está muito bem organizado”, destacou.

O casal, Adenilson de Moura, 33 anos, e Rosângela Stein,45 anos, garantiu um lugar
 para assistir o desfile das escolas desamba.


Ordem do Desfile
- Abertura dos Blocos dasSecretarias da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS) com a Banda Mirim da ACNH;
-Entrega da placa em homenagem ao sambista Sebastião Antônio Flores.
- Escola de Aí Vem Os Marujos – Tema: Uma viagem dentro da imaginação perdida!
- Escola de Samba Portelado Sul - Tema: Ainda não se paga para sonhar!
- Escola de Samba Império da São Jorge - Tema: Com a cara do povo... A voz da comunidade!Somos Império! Somos comunidade!
- Escola de Samba Cruzeiro do Sul - Tema: A História do Samba
- Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel - Tema: Das trevas à Luz... Seguimos Protegidos Rumo ao Paraíso!


Segurança
A Brigada Militar e a Guarda Municipal realizaram o trabalho de monitoramento e segurança dos foliões com duas câmeras de videomonitoramento instaladas ao longo da Pista de Eventos. As câmeras foram controladas na central móvel de comando da Brigada, que ainda esteve presente com 142 homens para fazer a segurança no entorno. A Guarda Municipal atuou com 30 agentes orientando o trânsito e fiscalizando a atuação de flanelinhas. A atividade contou ainda com duas ambulâncias para atender eventuais ocorrências e cinco agentes do Conselho Tutelar. Já na parte interna da pista, a ACNH contratou uma empresa de segurança particular.


Próximos eventos:

7de março
- Apuração dos resultados e entrega dos troféus
Local: Espaço Cultural Albano Hartz, 19 horas

10 de março
- Carnaval Fora de Época
Local: Lomba Grande, 21horas


20 de abril
- Entrega dos troféus aos destaques do Carnaval 2012
Local: Espaço Cultural Albano Hartz, 20 horas


Fotos:(Gustavo Henemann)


A escola de samba, Aí Vem os Marujos, foi a primeira concorrente a entrar na Avenida.



A escola Portela do Sul desfilou ao som do tema-enredo Ainda não se paga para sonhar!


 Império da São Jorge invadiu a Pista de Eventos com otema: Com a cara do povo... A voz da comunidade! Somos Império! Somos comunidade!


 Passista desfila à frente do carro abre-alas da escola Cruzeiro do Sul.


 Protegidos da Princesa Isabel fizeram participaçãoespecial no Carnaval hamburguense.


 Prefeito, Tarcísio Zimmermann, juntamente com avice-prefeita, Lorena Mayer e a secretária de Cultura, Anita de Oliveira, entregaram a família de Sebastião Antônio Flores, uma placa em homenagem ao fundador da escola Protegidos da PrincesaIsabel.



 Passista da Império da São Jorge, Luciane Gomes, 34anos, mostrou samba no pé
durante o desfile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário