sábado, 29 de outubro de 2011

Novo Hamburgo debate a situação dos moradores de rua


Pela primeira vez em NovoHamburgo, a comunidade pôde debater e pensar em possibilidades de convivência e cidadania com as pessoas em situação de rua dacidade. Isso porque, na sexta-feira, 28 de outubro, ocorreu o 1ºSeminário de Pessoas em Situação de Rua: (im) possibilidades de cidadania. O encontro, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo,por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), reuniu maisde 200 participantes de nove Municípios diferentes no Colégio SantaCatarina.


Durantea cerimônia de abertura do seminário, o prefeito TarcísioZimmermann falou sobre a maneira como este assunto deve sertrabalhado. “Nós, gestores públicos, temos a responsabilidade de produzir nos moradores de rua um compromisso pessoal de superar a suasituação e buscar a sua inclusão social na sociedade. Assim como asociedade não deve ter o sentimento de negação para com essas pessoas”, explicou. A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, se emocionou ao falar sobre o tema, que já vem sendodesenvolvido por sua secretaria desde 2009, através do Sistemade Atendimento Social de Rua (SAS – Rua). “Nós iniciamos um trabalho que foi muito difícil com as pessoas de rua, e hoje já temos um grande avanço. Projetos como estes vêm dando certo, e proporcionando cidadania e dignidade para a população”.Atualmente, o SAS-Rua trabalha no atendimento e abordagem social dos moradores de rua da cidade. Mensalmente, 90 novas pessoas são atendidas pela iniciativa, que faz neste período cerca de 350 atendimentos.


Oevento contou com palestras envolvendo o tema em diferentes âmbitose visões. Durante a manhã, a secretária Jurema explicou como é feito o trabalho em Novo Hamburgo. No mesmo painel, o coordenador do Movimento Nacional dos Moradores de Rua, Anderson Lopes, que moro unas ruas durante 20 anos, trouxe a experiência deste movimento e relatou o que deve ser feito por esta população. “Os moradores derua precisam ser ouvidos. Os governos precisam escutar as suas demandas, entender e jamais criminalizar”. Ainda durante a manhã,os participantes assistiram palestras da Diretorade Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado, Tâmara Biolo Soares, e da Secretária de Promoção dosDireitos Humanos do Governo Federal, Nadine Monteiro Borges, que contaram o que os governos planejam desenvolver para promover políticas públicas para o público. Durante a tarde os painéis trouxeram experiências de outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário