segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Disseminação é a nova exposição  do Espaço Albano Hartz

Participam da curadoria, montagem e exposição acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale

Um grupo composto por 26 acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale, orientados pela professora Rosa Maria Blanca, está realizando uma atividade que lhes permite atuar e se posicionar como agentes da cultura. Abre nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, no Espaço Albano Hartz, (Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Novo Hamburgo), a exposição A Disseminação: História da Arte e Práticas Contemporâneas, que consiste de um exercício no qual os alunos exerceram as diversas funções que uma mostra exige, em termos de organização e produção. Os alunos realizaram a curadoria, montagem e também atuaram na produção dos trabalhos da mostra, que segue aberta para visitação até o dia 19 de novembro.

De acordo com a professora Rosa Maria Blanca, que também é uma das curadoras da exposição, um dos objetivos do exercício é articular o espaço acadêmico com o espaço profissional. “Os estudantes realizam trabalhos tomando em conta o compromisso que demanda expor em um espaço privilegiado da região, como o Espaço Cultural Albano Hartz”, afirma.

Trata-se de uma proposta artística e experimental, na medida em que foram abertas as possibilidades de atuação para os estudantes. “Quem desejou trabalhar como curador, podia fazê-lo, quem preferiu participar na equipe da montagem, também podia”, comenta Blanca, que acredita que todos os estudantes têm a potencialidade para serem curadores, montadores ou artistas, bastando para isso construir o espaço para que desenvolvam habilidades, uma vez que já estão inseridos na dinâmica prática e acadêmica da Universidade.

Entre os alunos, a curadoria ficou com Franciele Amaral da Cunha, para quem o objetivo dessa experimentação é dar vida às obras, buscando sempre a contemporaneidade. “O diferencial desta exposição é a busca do ineditismo em releituras de obras já aclamadas e reconhecidas”, agrega a aluna.   As artistas que optaram por participar na montagem são Claudia H. S. Brentano e Roberta Gerling Moro. Brentano já montou diversas exposições. Moro também conta com ampla experiência, por ser estagiária da Pinacoteca da Feevale. Já os artistas que participam na exposição são: Aline Mallmann, Aline Martins de Andrades, Betânia Schwingel, Carla Ferreira, Cristiane Dalpiaz, Cristiani Montemezzo, Daniela Machado, Dienifer Schimitt, Eberson Rampanelli, Fabiane Machado, Fabiane Stoffel, Guilherme Fagundes, Joice Idaiane da Silva, Marlon Ferreira, Nilda Giuza, Pâmela Lopes, Pâmela Pakulski, Paola Locks da Silva, Patrícia Menegotto, Rita Portella, Silvia Garcia, Sheila Carvalho e Thauana Muller.

Um dos requisitos para que o aluno pudesse participar foi a apresentação da proposta plástica, de tal forma que cada um dos artistas articulou conceitualmente a intenção, a história da arte e o objeto da sua invenção.  “Esses artistas partem da história da arte como marco para a disseminação de múltiplas interpretações, como repositório para a projeção de afetos, desejos e possibilidades. A história da arte é como um espelho desencadeador à nossa espera, por isso estamos usando o conceito de disseminação, de Jacques Derrida”, explica Blanca. “O foco é que algumas formas de arte sejam repensadas, propagadas e disseminadas, difundindo conceitos e reflexões a fim de que o público também participe nessas múltiplas interpretações, repensando questões como existência, política, consumo, estética e mídia”, enfatiza Amaral da Cunha.

O horário de visitação é, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30min, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas com as curadoras: Rosa Maria Blanca (051) 8408-2108 e rosablanca.art@gmail.com>; e Franciele Amaral da Cunha (051) 8495-9905 e gauchaguria@gmail.com>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário